18/12/10

Actividades e festa de Natal

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Personalize your own free photo slideshow

15/12/10

O presépio feito pelas famílias da sala 3

Em muitos países do Mundo, um Natal sem presépio não é Natal. Esses cenários coloridos que representam o nascimento do Menino Jesus, a adoração dos pastores e dos Reis Magos, são expostos tanto em igrejas como nos lares onde se passa o Natal em família. Trata-se frequentemente de valiosas peças que são passadas de pais para filhos.

Mas, os presépios nem sempre existiram, A tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas origens somente no século XVI. Antes dessa época, o nascimento e a adoração do Menino Jesus eram representadas de outra maneira.

Os Cristãos celebram a memória do nascimento de Jesus desde finais do séc. III. E, é precisamente nessa época que datam os primeiros testemunhos referentes a peregrinos que se dirigiam ao local de nascimento de Cristo, a gruta de Belém. O Nascimento de Jesus é representado em imagens desde o séc. IV: relevos em sarcófagos ou em instrumentos litúrgicos, assim como afrescos, mostram a Virgem Maria, a adoração dos Reis Magos e o Menino a repousar no seu leito. A primeira réplica da gruta no Ocidente foi executada no séc. VII em Roma, onde em Santa Maria Maggiore um partícular proveniente da gruta era adorado em relíquia. Mais tarde, colocou-se uma manjedoura de madeira nesse mesmo local, da qual provavelmente provem as tabuinhas que ainda hoje são veneradas como parte do presépio onde dormira o Menino Jesus.


Provavelmente, o cenário que hoje é conhecido como presépio, foi criado na Itália no séc. XVI. A primeira notícia sobre um presépio em uma casa privada, encontra-se no inventário do Castelo de Piccolomini em Celano, supostamente elaborado em 1567. Segundo consta do inventário, a duquesa de Amalfi, Constanza Piccolomini, possuia dois baús com 116 figuras de presépios com as quais representava o nascimento, a adoração dos Magos e outras cenas que não são especificadas. Até finais do séc. XVIII, eram sobretudo as cortes que se dedicavam à construção de presépios e que fomentavam esta arte, levando os artistas a criarem figuras de excepcional qualidade como vemos nos presépios Napolitanos.

estas imagens são do nosso presépio feito com muito carinho pelas nossas
famílias



10/12/10

tivemos o prazer de receber Luís Represas que nos veio apresentar o seu primeiro livro para a infância “A Coragem de Tição”.





No dia 10 de Dezembro, tivemos o prazer de receber Luís Represas que nos veio apresentar o seu primeiro livro para a infância “A Coragem de Tição”.

Ouvimos a história.... fizemos umas ilustrações e fizemos um texto livre ..como estamos em época de natal surgiu a ideia de faermos um pequeno livro para oferecer ao autor....ora vejam




Este é o primeiro livro para a infância de Luís Represas. Nesta magnífica história marítima, o autor falou dos cavalos-marinhos destemidos, tubarões gatos ferozes, peixes-trompete ruidosos, peixes-anjo protectores e muitos mais animais que habitam o fundo dos oceanos.

Mas, acima de tudo,num alegra convívio o dialogo feito com as crianças desta escola..obrigado por ter vindo partilhar o seu sonho

07/12/10

Relação escola- família -2º Worshop de Natal - Centros de mesa







Na relação entre a família é preponderante estabelecer "a livre circulação entre as duas margens”, para que se torne possível o conhecimento e o diálogo cooperativo entre entidades educativas funcionalmente diferentes mas cujo
objectivo é comum.



Foi com este intuito que promovemos dentro do plano de actividades da Sala 3 um workshop de Centros de Natal, com o apoio de alguns elementos do grupo, com o objectivo de promover antes demais o convívio entre as famílias, bem como o sentido de partilha de saberes. Iníciamos a nosso convívio com um breve texto do conto de Natal um milhão de beijinhos



Depois algumas mães presentes teceram comentários acerca da história..pois a participação dos pais nesta história não ficou por aqui..cada vai trazer uma caixa forrada com uma mensagem de Natal cheia de beijinhos


...e que concretiza o simbolismo desta história...
Entre azevinho, bolas, paus de canela, fitas, velas não faltou a imaginação e a criatividade de todos os participantes..foi um momento muito bonito de alegre conversa e muito trabalho .. ficaram todos muito bonitos...


No final foi feito um centro para a nossa sala com a partilha dos materiais trazidos por todos...


O Luís e a mãe Mara quiseram oferecer o seu à sala
ficou lindo

03/12/10

Workshop: Centros de Natal dia 7 de Dezembro pelas 16h 30

Workshop: Centros de Natal

Vimos por este meio convidar todas as mães e pais dos meninos da sala 3 a participarem numa actividade criativa. O desafio é construir um centro de mesa para a seia de Natal, ou para oferta.
Venha confratenizar connosco!!!



Data: terça-feira dia 7 pelas 16.30

Material:

Deixamos a escolha dos materiais ao critério e gosto de cada participante.
Os materiais poderão ser:

Velas (a gosto quanto ao número, cor e tamanho)
Bolas ou outros enfeites de natal
Azevinho, pinheiro, ou outra verdura
Pinhas, bolotas, nozes, espigas, bagas vermelhas, paus de canela ou outros ramos, folhas de plátano, ...
Fitas, ráfia, corda
Laços
Pedrinhas
Materiais de reciclagem (cápsulas Nespresso...)

e

barro

... e muita imaginação!!!!

02/12/10

Visita de um autor especial - Luís Represas



No dia 10 de Dezembro, temos o prazer de receber Luís Represas que nos vem apresentar o seu primeiro livro para a infância “A Coragem de Tição”.

O livro pode ser adquirido, na escola, pelo valor de 13 €.

As turmas irão explorar a obra e realizar trabalhos.

A CORAGEM DE TIÇÃO

de Luís Represas (texto) e Catarina França (ilustrações)

Este é o primeiro livro para a infância de Luís Represas. Nesta magnífica história marítima vamos encontrar cavalos-marinhos destemidos, tubarões gatos ferozes, peixes-trompete ruidosos, peixes-anjo protectores e muitos mais animais que habitam o fundo dos oceanos. Mas, acima de tudo, vamos aprender que a amizade e o espírito de entreajuda é o caminho para distribuirmos felicidade pelos que nos rodeiam. À beleza das palavras juntam-se as coloridas e maravilhosas imagens de Catarina França. Para lermos em voz baixa e em voz alta, para lermos em casa e fora dela, para lermos sozinhos ou acompanhados, este é o livro ideal para nos transportar ao país dos sonhos.


01/12/10

Relação escola -família - actividades de Natal - informações

...Olá Família da Sala 3

Durante a época natalícia vamos começar o nosso tema o Natal , vamos fomentar algumas acções de partilha, colaboração no seio da nossa comunidade escolar assim estão previstas as seguintes actividades as quais pedimos a colaboração como sempre muito bem vinda das famílias da sala 3.

- Workshop de arranjos de Natal - traga as suas coisas para fazer o seu arranjo de natal - data a combinar

- dia 13 de Dezembro pelas 14 horas - Festa de Natal onde todas as famílias estão convidadas -as crianças no dia da festa vêm vestidas com camisolas vermelhas ou brancas ( lisas)

é necessário trazer até dia 10 de Dezembro :

- uma prenda para a sala - pode ser um brinquedo ou um jogo ou qualquer usado ( em condições) ou novo

- a figura para o presépio

- uma caixa forrada com motivos de natal - com uma mensagem escrita de natal

- uma bola e uma fita

- vamos também fazer uma prenda para levar para casa é necessário trazer 2 euros


Para a árvore de Natal da escola é necessário

Escolha 2 peúgas, com padrões iguais ou diferentes, de preferência de adulto ou 3 de criança
2º Retire o pé aproveitando só o cano de ambas as peúgas;
3º Una uma à outra com cuidado para que não se desmanchem;
4 Uma vez unidas, encha com um material leve, como por exemplo, espuma, algodão, enchimento, bolinhas de esferovite ou collants finos, até formar um pequeno rolo;
5º Mantenha as extremidades abertas abertas.

Click to play this Smilebox invite
Create your own invite - Powered by Smilebox
Customize your own free invitation