27/10/11

estamos a preparar o Halloween

A palavra Halloween
A palavra Halloween  tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).




O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Alguns significados simbólicos
a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.


 O que fizemos hoje dia 27 de Outubro


Surpresa a mãe da Joana ..uma querida e sempre pronta a colaborar com surpresas, para a sala 3 mandou umas lindas abóboras.









Depois de falarmos nas abóboras, morcegos,bruxas, fantasmas, símbolos  desta época, ouvimos e dançamos a canção do fantasminha,






depois foi mãos oa trabalho recortamos fantasmas para colar nos nossos fatos de halloween ora vejam....










Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
A photo album by Smilebox

3 comentários:

Domitila (mãe Rodrigo) disse...

Que lindos fatos os nossos meninos irão ter no halloween. beijinhos

Genoveva disse...

Obrigada por partilharem estes momentos!

Beijinhos para todos

Mãe da Beatriz Santos

Mãe do André (Eunice) disse...

Também quero ir !!! Ehehehe ... Que lindos trabalhos meninos. Vai ser um dia das bruxas divertido. Beijinhos a todos.