30/09/12

dia mundial da música o que vamos fazer





DIA MUNDIAL DA MÚSICA



O Dia Internaconal da Música comemora-se anualmente a 1 de Outubro.
A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.
O objetivo da celebração do Dia Internacional da Música é:
  • Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;
  • Aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, evolução das culturas e troca de experiências.

 
                        ouvir a história do sapo e aprendrer a canção

Sapo Jururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está la dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento

Sapo Apaixonado

Os dedinhos - TELECO E TECO

Lava a mão

Como fazer um sapo pula-pula com dobradura (origami)



sugestão para comemorar o Dia Mundial da Música em família

DIA MUNDIAL DA MÚSICA  

DIA MUNDIAL DA MÚSICA
1 a 3 Outubro
Dia Mundial da Música
E se, de repente, os objectos do Museu do Oriente emitissem sons? Neste Dia Mundial da Música vamos escutar, cantar, brincar e dançar com sons, ruídos, músicas, rumores, barulhos e deixar-nos encantar com muitas outras surpresas melodiosas que nos farão viajar para terras distantes.
Horário: 15.00-16.00
Preço: €5,00/participante
Público-alvo: Público em geral
Participantes: Mín.10; Máx.25


Reserva de Bilhetes:
Telefone: 213 585 244
Fax: 213 585 215
E-mail: info@museudooriente.pt

29/09/12

a primeira sensibilização ao yoga na sala 3

O Yoga é reconhecido como uma prática ao alcance de todos, independentemente da idade, no entanto, cremos que é na infância que esta se deve iniciar para podermos aproveitar as potencialidades inerentes à própria criança. Na sociedade actual as crianças encontram-se sujeitas a uma estimulação excessiva própria da vida moderna, horários demasiado preenchidos, pressão e competição escolar, factores que contribuem para aumentar a ansiedade, dispersão, falta de atenção e concentração.

As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, apresentam um óptimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua ilimitada imaginação. As possibilidades tornam-se infinitas mas podem constituir problemas quando a energia se dispersa, o que nos alerta para o facto de orientar as crianças não as deixando ao acaso.

O Yoga Sámkhya dispõe de 13 Disciplinas Técnicas para o desenvolvimento total do ser humano. Com as crianças utilizamos 11 Disciplinas Técnicas aplicáveis a este grupo etário uma vez que ainda se encontram em crescimento e maturação (por exemplo, Ásana: posições psicobiofísicas, Pránáyáma: exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa, Dhyána: concentração e meditação pelo controlo de frequência das ondas mentais, Yoganidrá: técnicas de relaxamento físico, emocional e mental, Kriyá: tonificação e limpeza orgânica e Kírtana: domínio de sons extroversores e da Harmonia). 

Assim, dando resposta a todas estas dimensões da pessoa da criança, a abrangência do Yoga permite a transição para uma vida mais harmoniosa, mais agradável e em pleno exercício da cidadania, onde a competição é substituída pela colaboração, o stress pelo humor e o amor do poder pelo poder do amor.

A importancia da motricidade no Pré-escolar

DESENVOLVIMENTO MOTOR

O desenvolvimento motor é o resultado da maturação de certostecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistemanervoso central, crescimento dos ossos e músculos.
 
 São portanto    comportamentos   não    aprendidos     que    surgem     espontaneamente      desde que    a criança      tenha              condições      adequadas    para  exercitar-se.
 
 Esses comportamentos não se desenvolverão caso haja algum tipo dedistúrbio ou doença. 
 

As principais funções psicomotoras é um bom desenvolvimento da estruturação do esquema corporal que mostre a evolução daapresentação da imagem do corpo e o reconhecimento do próprio corpo, evolução de preensão e da coordenação óculo-manual que nosproporciona a fixação ocular e prensão e olhar e desenvolvimento dafunção tônico e da  postura em  pé e  reflexos arcaicos  da    estruturação      espaçotemporal (tempo, espaço, distância   e    rotina)
 
 Um  perfeito desenvolvimento de nosso corpo   ocorre não somente   mecanicamente, mas sim que são aprendidos e vivenciados junto da família, onde a criança aprende a  formar a base da  noção de seu 'eu corporal'
 
.Não podemos esquecer de citar a importância dos sentimentos da criança na fase do conhecimento de seu próprio corpo, pois um esquema corporal  mal estruturado pode determinar na criança  um certo desajeitamento e falta de coordenação, se sentindo insegura e isso poderá desencadear uma série de reações negativas como:agressividade, mal humor, apatia que às vezes parece ser algo tão simples poderá  originar sérios  problemas de    motricidade que  serão  manifestado  s                  através            do comportamento

 
 
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO  
 
 
A linguagem é função de expressão e comunicação do pensamento e função de socialização. Permite ao  indivíduo trocar experiências e atuar - verbal e gestualmente - no mundo. 
 
Por ser a linguagem verbal intimamente dependente da articulação e da  respiração, incluem-se nesta  área os exercícios     fono articulatório e     respiratórios.
 
 

26/09/12

à volta das cores cantamos e marcamos as presenças e muito mais



Dia europeu das linguas na sala 3



Instituído pelo Conselho da Europa em 2001, no âmbito da Ano Europeu das Línguas, o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação, associa-se às celebrações do DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS (DEL), celebrações que todos os anos ocorrem a 26 de setembro e têm vindo a adquirir expressão cada vez mais significativa em toda a Europa.


Desde contar histórias, a karaoke, à partilha de experiências interculturais no estrangeiro, à projeção de um vídeo sobre plurilinguismo realizado por alunos, até um livro criado em processo de escrita coletiva… são variados os exemplos de práticas inovadoras que incentivarão alunos e professores a desenvolverem projetos em que a motivação é um fator decisivo do sucesso.
Será, ainda, apresentado O meu primeiro Portefólio Europeu de Línguas, modelo de Portefólio Europeu de Línguas concebido para alunos do 1.º ciclo, validado pelo Comité de Validação do Conselho da Europa e editado pela DGE, para utilização com acompanhamento em diversas escolas de todo o país.
Para mais informação sobre o DEL recomenda-se a consulta do sítio web http://edl.ecml.at/.
Sugere-se, ainda, a inserção de eventos na base de dados criada para o efeito no mesmo sítio.

aprendemos as cores em inglês e aprendemos a canção das frutas

25/09/12

atividades da semana - 25 setembro

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow created with Smilebox

lingua gestual as cores

Pintar é bom e divertido

 

O Jardim de Infância é um espaço mágico repleto de cores, sons, onde os grandes aprendem com os pequenos o que é ser realmente grande e os pequenos alcançam as maiores conquistas

Pintar é bom e  divertido. Todos querem pintar mas é preciso esperar pela sua vez. 

  

hoje pintamos as nossas mãos de azul e amarelo  e descobrimos o verde

É necessário recordar a uns e ensinar a outros que não devem trocar os pinceis porque senão misturam-se as cores.

23/09/12

a organização dos portfólios

Como diz Grubb e Courtney o "Portfolio é considerado como uma estratégia  de avaliação alternativa ajustada a crianças do Jardim de Infância com a possibilidade de visualizar as múlpiplas fontes de evidência e documentar o processo de aprendizagem da criança." Assim, cada um escolheu os trabalhos que mais gostavam

 As evidências e informações, estão organizadas por áreas de conteúdo, datadas e colocadas por sequência temporal, de forma a que quer a criança, quer a Educadora ao revisitarem o portfolio possam em conjunto reflectir de forma sistemática e continua sobre os processos de ensino-aprendizagem e identificarem e planearem as etapas seguintes deste processo.

Organização no jardim de infãncia - já começamos a fazer os nossos portofólios




19/09/12

atividades no 3º dia - as regras

O Jardim-de-Infância tende a ser, cada vez mais, a primeira escolinha de uma criança. Só por isso a sua importância é enorme - os primeiros contatos são geralmente marcantes

A atitude para com o aprender, por exemplo, será certamente muito condicionada pela forma como a educadora de infância for capaz de reconhecer o que a criança já sabe e de organizar novas aprendizagens estimulantes e agradáveis. Mas a importância do jardim-de-infância é enorme também pelo que lá se pode e deve aprender. 

A criança dos três aos cinco anos é uma esponja que tudo absorve com imensa facilidade e rapidez. Mas é também um ser frágil e vulnerável às influências dos outros. Se um adulto significativo a amar, confiar nela, lhe souber transmitir confiança e expectativas elevadas, a criança cresce e desabrocha. Se, pelo contrário, a criança viver num ambiente desatento, com poucos estímulos ou comportamentos agressivos, ela tenderá a fechar-se, a defender-se, a secar. 

É no jardim-de-infância que a criança lida, frequentemente pela primeira vez, com crianças e adultos que não são da sua família e com que tem de aprender a estabelecer relações, a seduzir, a cativar. É no jardim-de-infância que a criança vai ter de aprender a partilhar com os outros o que é seu, a respeitar o que é de todos e a obedecer às primeiras regras. Como é no jardim-de-infância que adquire (ou consolida) hábitos de higiene, boas maneiras à mesa, ou a precaver-se de perigos.




Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free photo slideshow generated with Smilebox

18/09/12

Segundo dia ...as nossas atividades

fomos visitar a escola..aprendemos a manusear um livro....fizemos o nosso retrato e dissemos o que pensamos de nós..

recordamos a canção do pautas e dissemos o que era ...um animal uma pessoa ou outra coisa
colocamos os nomes nos cabides e brincamos e fizemos plasticina e pintura



17/09/12

horário e actividades do prolongamento


Horário
2.ª Feira
3.ª Feira
4.ª Feira
5.ª Feira
6.ª Feira
Almoço
15.00-15.45
Inglês
Expressão Musical
Lanche + Projecto
Lanche + Projecto
Motricidade
15.45-16.00
Lanche + Projecto
Lanche + Projecto
Dança
Lanche + Projecto
16.00-16.45
Motricidade



Na quarta ..quinta e sexta é necessário trazer fato de treino e sapatilhas