14/01/10

Hoje também fizemos experiências com água ...e imans

“Uma criança só estará disposta a aprender se for algo novo que lhe desperte o interesse ou que lhe seja útil para alguma coisa. Ela tem de estar motivada. Mas para que ela sinta interesse, precisa de ter contacto com as coisas, precisa de ver, tocar, cheirar, brincar com as coisas.”
Armando Vieira (s/d)




Será que as crianças mais pequenas, conseguem fazer descobertas científicas?
Será que as crianças mais pequenas podem ser pequenos (em tamanho) verdadeiros cientistas?
Estas perguntas desde a algum tempo para cá têm-me inquietado um pouco, dentro da minha prática educativa. Walters (1999) refere:
“(...) a familiaridade com a ciência deve começar desde as idades mais baixas.
Para as crianças do ensino pré-escolar e básico, não se deve tratar de ensinar ciência, no sentido convencional, mas sim de despertar a curiosidade, o gosto de sentido de observação do mundo à nossa volta.”




Na verdade, na minha opinião, se dentro da nossa sala, proporcionarmos um ambiente agradável, que desperte para a curiosidade e para o interesse de diferentes "actividades científicas" provavelmente teremos pequenos verdadeiros cientistas e talvez, quem sabe, futuros homens e mulheres que tenham espírito crítico, competências e motivações que possam de uma forma consciente lidar com os problemas.


Material

  • papel
  • um copo

A pressão do ar

Já descobriste que um copo sem nenhum líquido não está vazio mas sim cheio de ar. Viste também que a água só entra dentro de um copo se o ar conseguir sair, caso contrário o ar empurra a água e esta não entra. Mas será que o ar é assim tão forte?


Faz a seguinte experiência! Mas, para não haver desastres, o melhor é fazeres tudo em cima de uma bacia! Enche um copo com água até ao bordo. Pega num pouco de papel maior que a boca do copo e tapa o copo. Põe uma mão sobre o papel e vira o copo de repente de modo a ficar com a boca para baixo. Retira a mão do papel. O que acontece? O que segura o papel e a água?

\begin{figure} \begin{center}\mbox{\epsfig {file=pressao.eps,height=5cm}} \end{center}\end{figure}

É o ar! O ar exerce força sobre todos corpos com os quais está em contacto. E como vês a força que exerce chega para segurar a água no copo!


http://web.educom.pt/pr1305/agua_experimt.htm - link de experiências divertidas

http://web.educom.pt/pr1305/ciencia.htm

Material

  • ovo fresco
  • copo com água
  • três mãos cheias de sal
  • colher


Água salgada

Se já sabes nadar na piscina, será que já tentaste nadar no mar, quando está bandeira verde? Tenta boiar na piscina e no mar.

\begin{floatingfigure}{7.cm} \begin{center} \mbox{\epsfig {file=ovo2.eps,height=6cm}} \end{center}\end{floatingfigure}

O que é mais fácil? Sim, no mar é muito mais fácil boiar! Sentes que a água te empurra para cima!



Para perceberes por que é assim faz a seguinte experiência. Coloca um ovo num copo com água. O que acontece ao ovo? Vai ao fundo! Tira o ovo e adiciona três mãos cheias de sal à água. Mexe bem com uma colher até o sal se dissolver. Torna a pôr o ovo dentro do copo. E agora, o que observas? O ovo flutua na água!

\begin{figure} \begin{center} \mbox{\epsfig {file=ovo3.eps,height=6cm}} \end{center}\end{figure}



A água salgada tem esta propriedade: alguns objectos que não flutuam na água doce flutuam na água salgada, desde que se junte sal suficiente.

Experimenta repetir a mesma experiência com uma batata! Consegues pôr a batata a flutuar?


Divirtam-se com a Ciência Viva










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