Domínio da Linguagem e abordagem à Escrita
“Não há hoje em dia crianças que não contactem com o código escrito e que por isso, ao entrar para a Educação pré-escolar não tenha já algumas ideias sobre a escrita.
Pretende-se acentuar a importância de tirar partido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar com as diferentes funções do código escrito. Não se trata de uma introdução formal e clássica à leitura e escrita, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita”.
(Ministérios da Educação, Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar p. 65)
Expressão Plástica
“…possibilita à criança mais uma forma de descoberta e comunicação diferentes de outras.
…constitui uma forma de linguagem.
A criança através da expressão plástica exprime o que não pode confiar à expressão verbal”.
(Ministérios da Educação, Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar)
“A criança, como artista, Não copia traços ou formas, tonalidades ou sombras; a criança dá ao que vê a sua interpretação.
Há que deixá-la crescer e afirmar-se para que se sinta que é ela própria única autora da sua obra…”
(M.E.; Perspectivas de Educação em Jardins de Infância s/d, p. 42)
Sem comentários:
Enviar um comentário