Ao avaliarem as áreas planificadas por eles, além de tomarem consciência daquilo que têm que mudar, também dão à Educadora o feedback de se estas áreas são verdadeiros centros de aprendizagem e se reflectem os conteúdos das orientações curriculares e metas de aprendizagem.
“As mãos das crianças fazem...”
As mãos das crianças
são umas mãos
muito engraçadas!
Com terra molhada
fazem casas, jardins
e coisas com o nome
que nós quisermos.
Com pedrinhas
fazem jogos
e convencem os caracóis
a fazerem corridas
e as formigas
a mudar de caminho.
Fazem as bolas
saltar tanto
que o sol
as manda descer…
e conseguem tanta coisa,
mas tanta coisa mais...
QUE NOME TERÁ
A FORÇA ESCONDIDA
NAS MÃOS
DAS CRIANÇAS?
Como diz Grubb e Courtney o "Portfolio é considerado como uma estratégia de avaliação alternativa ajustada a crianças do Jardim de Infância com a possibilidade de visualizar as múlpiplas fontes de evidência e documentar o processo de aprendizagem da criança." Assim, cada um escolheu os trabalhos que mais gostavam e aqueles em que as evidências demonstravam os esforços, progressos e realizações de cada um ao longo do ano. As evidências e informações, estão organizadas por áreas de conteúdo, datadas e colocadas por sequência temporal, de forma a que quer a criança, quer a Educadora ao revisitarem o portfolio possam em conjunto reflectir de forma sistemática e continua sobre os processos de ensino-aprendizagem e identificarem e planearem as etapas seguintes deste processo.
"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver".
As mãos das crianças
são umas mãos
muito engraçadas!
Com terra molhada
fazem casas, jardins
e coisas com o nome
que nós quisermos.
Com pedrinhas
fazem jogos
e convencem os caracóis
a fazerem corridas
e as formigas
a mudar de caminho.
Fazem as bolas
saltar tanto
que o sol
as manda descer…
e conseguem tanta coisa,
mas tanta coisa mais...
QUE NOME TERÁ
A FORÇA ESCONDIDA
NAS MÃOS
DAS CRIANÇAS?
Como diz Grubb e Courtney o "Portfolio é considerado como uma estratégia de avaliação alternativa ajustada a crianças do Jardim de Infância com a possibilidade de visualizar as múlpiplas fontes de evidência e documentar o processo de aprendizagem da criança." Assim, cada um escolheu os trabalhos que mais gostavam e aqueles em que as evidências demonstravam os esforços, progressos e realizações de cada um ao longo do ano. As evidências e informações, estão organizadas por áreas de conteúdo, datadas e colocadas por sequência temporal, de forma a que quer a criança, quer a Educadora ao revisitarem o portfolio possam em conjunto reflectir de forma sistemática e continua sobre os processos de ensino-aprendizagem e identificarem e planearem as etapas seguintes deste processo.
"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver".
Sem comentários:
Enviar um comentário