O dia internacional das pessoas com deficiência é promovido pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de fomentar uma maior compreensão dos assuntos que dizem respeito à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
Pretende aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. Assembleia Geral da ONU em 1982.
Deficiência é um conceito definido pela Organização Mundial de Saúde e é usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatómica.
A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, o termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e que promove o preconceito em vez do respeito ao valor integral da pessoa.
A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades.
A Educação especial tem sido uma das áreas em que se têm desenvolvido estudos científicos para melhor atender estas pessoas. No entanto, a educação regular passou a ocupar-se também do atendimento de pessoas com necessidades educativas especiais, o que inclui pessoas com deficiência, além das necessidades comportamentais, emocionais ou sociais.
Desde a Declaração de Salamanca, surgiu o termo necessidades educativas especiais, que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, este novo termo não se refere apenas à pessoa com deficiência, pois engloba toda e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, seja social, física, emocional ou familiar.
A atividade de hoje foi organizada pela equipa, também é relativa ao Natal.
Fomos ao espaço onde estão os nossos amigos e lá os professores da Unidade explicaram como os meninos que frequentam a unidade podem comunicar mais facilmente utilizando um código e as novas tecnologias.
Foi também proposta uma actividade de expressão plástica - pintura de mãos - e um painel de natal. A educadora Luísa e a Professora Alda também colaboraram na actividade. Ora vejam...um bocadinho do nosso dia.
2 comentários:
Muito bem, cada vez mais afinadinhos...
Este dia foi muito interessante.
A convivência entre estas crianças é muito importante.
Os alunos s/ deficiência, poderão desenvolver uma maior capacidade da aceitação da diferença e o apoio destes nas actividades da escola contribui para um suporte social.
Beijunhos...
Mãe Diana ( Ivone )
Que lindos meninos, cada vez mais afinadinho....
Vamos lá cantar ....
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