O pequeno-almoço para além de ser a refeição mais importante do dia é
um momento que pode ser partilhado por ambos como o iniciar de um dia
saudável. Esqueçam o queque da pastelaria que comem a correr, relaxem, e
façam deste momento um momento especial.
Embora as variações de apetite sejam consideradas normais pelos especialista e possam aumentar durante períodos de crescimento rápido ou diminuir durante períodos de crescimento lento, em regra geral é que uma criança de 3 anos não necessita mais do que 1300 calorias por dia, uma criança de 10 anos cerca de 2000 calorias por dia e um adolescente cerca de 2800 calorias por dia dependendo da altura, do peso e do nível de actividade física diária.
Porque é que o pequeno-almoço é tão importante?
Durante o sono, passaram pelo menos 8 horas sem comer. Este é o momento de iniciar o dia e para que este dia seja produtivo é necessário que o corpo se sinta bem. O que ingerirem pela manhã influenciará não só a disposição durante o restante dia como também o que irão ingerir! Se ingerirem um pequeno-almoço equilibrado e saudável o dia correrá melhor e as hipóteses de serem obesos ou de virem a sofrer de diabetes diminuirão drasticamente.
Uma alimentação infantil saudável
baseia-se numa boa refeição pela manhã, por isso o melhor a melhor
alimentação pela manhã tal como em qualquer outra refeição, deve conter
cereais, proteínas, frutas e vegetais.
Ficam aqui algumas ideias e dicas para uma boa alimentação pela manhã:
- Cereais com leite e fruta;
- Pão com manteiga de amendoim, ou queijo creme, e fruta;
- waffles ou panquecas, servidas com fruta e ovos;
- ovos cozidos e torradas;
- batido de frutas;
- omeleta com passas ou fruta.
Embora as variações de apetite sejam consideradas normais pelos especialista e possam aumentar durante períodos de crescimento rápido ou diminuir durante períodos de crescimento lento, em regra geral é que uma criança de 3 anos não necessita mais do que 1300 calorias por dia, uma criança de 10 anos cerca de 2000 calorias por dia e um adolescente cerca de 2800 calorias por dia dependendo da altura, do peso e do nível de actividade física diária.
- Frutos e vegetais: Para a nutrição e alimentação infantil da sua criança tenha sempre disponível, no frigorífico, bastante fruta e bastantes produtos hortícolas frescos que os vossos filhos possam mastigar caso tenham subitamente fome ou entre duas refeições. Lembre-se de manter o sumo de fruta numa das refeições diárias desde que esta bebida contenha bastantes “calorias”. Os brócolos, as cenouras e os vegetais com cores brilhantes costumam atrair a atenção das crianças e ajuda-as a encherem o estômago com algo saudável em vez de um pacote de batatas fritas.
- Produtos lácteos: Uma boa alimentação infantil deverá ter como prioridade os alimentos ricos em cálcio são essenciais para as crianças e para os adultos, ajudando-os a terem e a manterem ossos fortes. O leite meio gordo e o leite magro devem ser servidos diariamente e as crianças devem comer queijos com 2-6 gramas de gordura por onça.[1] O cálcio necessário também pode ser ingerido pelo organismo da criança se ele ou ela beber sumo de laranja ou se ele ou ela comer iogurtes. Guloseimas feitas com iogurte e frutas congeladas ou batidos feitos com leite magro são sempre bem-vindos e fornecem o sabor doce necessário que as crianças tanto desejam.
- Cereais: de facto, a alimentação infantil da criança deve conter cereais ou feculentos. Todos os produtos com cereais contêm também o ferro que as crianças necessitam e todos os alimentos com trigo ou as massas fornecem-lhes os cereais necessários para que o seu organismo funcione correctamente.
- Líquidos: não se esqueça de introduzir muita água e leite com baixo teor de gordura na alimentação infantil dos seus filhos. Evite os refrigerantes açucarados e batidos de gelado com alto teor em gordura.
- Quantidades: sirva sempre porções adequadas e pese com frequência os seus filhos. Os alimentos açucarados ou aqueles que contêm ingredientes com alto teor de gordura devem geralmente ser evitados na alimentação infantil. Proponha-lhes lanches saudáveis, por exemplo legumes, frutas ou cereais integrais e permita-lhes que comam bolachas com queijo e leite achocolatado com baixo teor de gordura. Finalmente, verifique se o peso do seu filho está a aumentar de forma normal, assim que ele cresce e realiza exercício físico com frequência. As actividades ao ar livre e uma dieta saudável são suficientes para fornecer aos seus filhos a quantidade necessária de energia de que precisam para terem um organismo saudável.
Sem comentários:
Enviar um comentário