08/11/08

A ALICE E A ELI E A geometria NO JI

Geometria no jardim-de-infância......
"Desde muito cedo, as crianças começam a desenvolveralguns conceitos geométricos e o raciocínio espacial. Ainda bebés, não só revelam curiosidade em “olhar” o espaço que as rodeia, como, também, interagem com ele, tentando, porexemplo, alcançar,
atirar e empurrar objectos. Durante estas experiências, vão processando ideias sobre as formas e o espaço. Estas ideias, ainda muito rudimentares, constituem já a base para o conhecimento geométrico e o raciocínio espacial que deverá ser desenvolvido ao longo dos anos seguintes"
Maria de Fátima Mendes e Catarina Coutinho Delgado in Geometria textos de apoio aos educadores .


As crianças começam a desenvolver desde muito cedo as suas capacidades de visualização espacial. fazem isso quando observam e manipularemos objectos.

Estas experiências são fundamentais para, progressivamente, irem desenvolvendo as suas capacidades de percepcionar mudanças de posição, orientação e tamanho dos objectos, ao mesmo tempo que desenvolvem noções geométricas importantes tais como a congruência, a semelhança e a transformação de figuras.

Ler e desenhar mapas simples, descrever um objecto escondido, fazer uma construção com objectos a partir de uma representação e descrever essa representação

Efectuar dobragens e observar a forma obtida, criar “novas” figuras a partir de outras e descrever o que acabou de construir, são exemplos de actividades que promovem o desenvolvimento de capacidades de visualização.


A ALICE

fizemos A ALICE em dobragem e a ELI a partir da descoberta de novas formas..
está lindo...o meu ( Sara)

1 comentário:

Unknown disse...

Estão todos muito bem.Pelos vistos desenvolvem actividades muito interessantes. Eu sou o avô do Pedro Cachochas.