"Desde muito cedo, as crianças começam a desenvolveralguns conceitos geométricos e o raciocínio espacial. Ainda bebés, não só revelam curiosidade em “olhar” o espaço que as rodeia, como, também, interagem com ele, tentando, porexemplo, alcançar,
Maria de Fátima Mendes e Catarina Coutinho Delgado in Geometria textos de apoio aos educadores .
As crianças começam a desenvolver desde muito cedo as suas capacidades de visualização espacial. fazem isso quando observam e manipularemos objectos.
Estas experiências são fundamentais para, progressivamente, irem desenvolvendo as suas capacidades de percepcionar mudanças de posição, orientação e tamanho dos objectos, ao mesmo tempo que desenvolvem noções geométricas importantes tais como a congruência, a semelhança e a transformação de figuras.
Ler e desenhar mapas simples, descrever um objecto escondido, fazer uma construção com objectos a partir de uma representação e descrever essa representação
Efectuar dobragens e observar a forma obtida, criar “novas” figuras a partir de outras e descrever o que acabou de construir, são exemplos de actividades que promovem o desenvolvimento de capacidades de visualização.
A ALICE
fizemos A ALICE em dobragem e a ELI a partir da descoberta de novas formas..
está lindo...o meu ( Sara)
1 comentário:
Estão todos muito bem.Pelos vistos desenvolvem actividades muito interessantes. Eu sou o avô do Pedro Cachochas.
Enviar um comentário