Os objectivos gerais a nível pedagógico são enunciados na Lei Quadro
da Educação Pré- Escolar.
Com o projecto curricular de grupo
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania; Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
- Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
- Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meio de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
- Proporcionar à criança ocasiões de bem estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;Tendo como base de trabalho, as orientações curriculares para a Educação Pré- Escolar e metas de aprendizagens. Apenas são definidos objectivos orientadores gerais, os específicos serão definidos nas planificações mensais ,por temas e conteúdos.
Num contexto de vida democrática em que as crianças participam,contactam e aprendem a respeitar diferentes culturas.
COMPETÊNCIAS
- Educação para os valores e para a saúde;
- Educação multicultural;
- Educação para a cidadania;
- Educação estética;
- Independência;
- Partilha do poder;
- Desenvolvimento da identidade;
- Autonomia;
- Partilha;
- Vivência em grupo;
ACTIVIDADES/ESTRATÉGIAS
- Canções/ poesias/ histórias/ lengalengas;
- Brincadeira livre no interior/exterior;
- Conversas em pequeno e grande grupo;
- Jogos;
- Relação entre criança/criança e criança/adulto;
- Mapa de tarefas;
- Visitas de estudo/ Passeios;
Tendo em vista a plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre
e solidário. Compreende três domínios diferentes, são eles:
a) Domínio das expressões (motora, dramática, plástica e musical);
COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS
• Expressão Motora
-motricidade global e fina;
-interiorização do esquema corporal
- exploração de diferentes técnicas e materiais;
- meio de representação e comunicação;
- Desenhos a lápis de cor, cera,
- canetas e marcadores;
- Rasgagem, recorte e colagem..
- Modelagem.
- Pintura a pincel, mãos, carimbos,..
- exteriorizar emoções;
- desenvolvimento do jogo simbólico;
- Fantoches.
- Sombras chinesas.
- Visita a exposições.
- Escutar, dançar, cantar, tocar,
- reconhecer e imitar diferentes sons.
- Construção de instrumentos musicais.
- desenvolver a criatividade e a imaginação;
- reconhecer sons;
- Sessões de movimento com ou sem materiais de apoio e exploração do corpo.
b) Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita – Devido à sua
importância também faz parte da educação pré- escolar; Tirando partido do que a criança sabe, contactar com as diversas funções do código escrito.
Linguagem Oral – fomentar
- diálogo, interesse em comunicar,
- diferentes situações de
- comunicação, comunicação não verbal, uso do código, gosto pelo
- livro e pela leitura.
- Conversas de grande e pequeno grupo;
- Lenga lengas, rimas, trava línguas,
- adivinhas, narrar acontecimentos,
- reproduzir ou inventar histórias;
- Debater regras, tarefas
- familiarização com o código escrito,
- registos, o livro, tentativas de escrita, regras e funções.
- planificações, fazer recados e/ou
- obter várias informações.
- Intercâmbios com outras salas,adultos, instituições, comunidade.
- Jogos mímicos.
- Ver livros, revistas, jornais;
- Escrever pequenas palavras, o
- nome, desenhar, interpretar
- descrever e inventar imagens e/ou
- histórias. Fazer registos das
- actividades em conjunto com as
- crianças. Visitar bibliotecas
- Projecto Curricular de Sala
COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS
- Vivência do espaço e do tempo;
- Princípios Lógicos;
- e ordenação;
- Seriação;
- Formar padrões;
- Utilizar materiais; Medir/ pesar;
- Noção de número;
- Noção de correspondência;
- Resolução de problemas;
- Rotina diária;
- Jogos e puzzles;
- Comparar, ordenar, classificar e seriar objectos;
- Mapa das presenças, tarefas e do tempo;
- Culinária;
- Blocos lógicos;
- Enfiamentos;
- Algumas fichas de actividades;
Permite articular as outras área, pois é através das relações com os outros que se vai construindo a identidade pessoal e se vai tomando posição perante o mundo social e físico. Esta área é entendida como uma área de sensibilização às ciências.
- Curiosidade e desejo de saber,
- Meio próximo,
- Saberes sociais sobre o mundo;
- Sensibilização às ciências;
- Meteorologia;
- Método científico;
- Educação ambiental;
- Educação para a saúde;
- Desenvolver o espírito crítico;
- Observação e registos;
- Passeios e visitas;
- Troca de experiências e vivências entre as crianças e as famílias;
- Festas;
- Atividades nas diferentes áreas;
- Experiências científicas;
- Recolha e divisão de resíduos;
- Reciclagem;
- Mapa do tempo e observação;
- Explorar, experimentar, descobrir,conhecer, saber, desenvolver, ampliar, agir afirmar e interrogar;
Sem comentários:
Enviar um comentário