14/09/11

O que vamos aprender



Objectivos Gerais a Nível Pedagógico
Os objectivos gerais a nível pedagógico são enunciados na Lei Quadro
da Educação Pré- Escolar.
Com o projecto curricular de grupo



  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania; Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
  • Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meio de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar à criança ocasiões de bem estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;Tendo como base de trabalho, as orientações curriculares para a Educação Pré- Escolar e metas de aprendizagens. Apenas são definidos objectivos orientadores gerais, os específicos serão definidos nas planificações mensais ,por temas e conteúdos.


ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

Num contexto de vida democrática em que as crianças participam,contactam e aprendem a respeitar diferentes culturas.


COMPETÊNCIAS

  • Educação para os valores e para a saúde;
  • Educação multicultural;
  • Educação para a cidadania;
  • Educação estética;
  • Independência;
  • Partilha do poder;
  • Desenvolvimento da identidade;
  • Autonomia;
  • Partilha;
  • Vivência em grupo;


ACTIVIDADES/ESTRATÉGIAS


  • Canções/ poesias/ histórias/ lengalengas;
  • Brincadeira livre no interior/exterior;
  • Conversas em pequeno e grande grupo;
  • Jogos;
  • Relação entre criança/criança e criança/adulto;
  • Mapa de tarefas;
  • Visitas de estudo/ Passeios;
ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

Tendo em vista a plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre
e solidário. Compreende três domínios diferentes, são eles:

a) Domínio das expressões (motora, dramática, plástica e musical);

COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS


• Expressão Motora
-motricidade global e fina;
-interiorização do esquema corporal

Expressão Plástica
  • exploração de diferentes técnicas e materiais;
  • meio de representação e comunicação;
  • Desenhos a lápis de cor, cera,
  • canetas e marcadores;
  • Rasgagem, recorte e colagem..
  • Modelagem.
  • Pintura a pincel, mãos, carimbos,..
Expressão Dramática
  • exteriorizar emoções;
  • desenvolvimento do jogo simbólico;

Jogo dramático.
  • Fantoches.
  • Sombras chinesas.
  • Visita a exposições.
  • Escutar, dançar, cantar, tocar,
  • reconhecer e imitar diferentes sons.
  • Construção de instrumentos musicais.
Expressão Musical
  • desenvolver a criatividade e a imaginação;
  • reconhecer sons;
  • Sessões de movimento com ou sem materiais de apoio e exploração do corpo.

b) Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita – Devido à sua
importância também faz parte da educação pré- escolar; Tirando partido do que a criança sabe, contactar com as diversas funções do código escrito.

COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS

Linguagem Oral – fomentar
  • diálogo, interesse em comunicar,
  • diferentes situações de
  • comunicação, comunicação não verbal, uso do código, gosto pelo
  • livro e pela leitura.
  • Conversas de grande e pequeno grupo;
  • Lenga lengas, rimas, trava línguas,
  • adivinhas, narrar acontecimentos,
  • reproduzir ou inventar histórias;
  • Debater regras, tarefas
Linguagem Escrita
  • familiarização com o código escrito,
  • registos, o livro, tentativas de escrita, regras e funções.
  • planificações, fazer recados e/ou
  • obter várias informações.
  • Intercâmbios com outras salas,adultos, instituições, comunidade.
  • Jogos mímicos.
  • Ver livros, revistas, jornais;
  • Escrever pequenas palavras, o
  • nome, desenhar, interpretar
  • descrever e inventar imagens e/ou
  • histórias. Fazer registos das
  • actividades em conjunto com as
  • crianças. Visitar bibliotecas
  • Projecto Curricular de Sala


c) Domínio da matemática;

COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS

  • Vivência do espaço e do tempo;
  • Princípios Lógicos;
  • e ordenação;
  • Seriação;
  • Formar padrões;
  • Utilizar materiais; Medir/ pesar;
  • Noção de número;
  • Noção de correspondência;
  • Resolução de problemas;
  • Rotina diária;
  • Jogos e puzzles;
  • Comparar, ordenar, classificar e seriar objectos;
  • Mapa das presenças, tarefas e do tempo;
  • Culinária;
  • Blocos lógicos;
  • Enfiamentos;
  • Algumas fichas de actividades;
ÁREA DE CONHECIMENTO DO MUNDO

Permite articular as outras área, pois é através das relações com os outros que se vai construindo a identidade pessoal e se vai tomando posição perante o mundo social e físico. Esta área é entendida como uma área de sensibilização às ciências.

COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS
  • Curiosidade e desejo de saber,
  • Meio próximo,
  • Saberes sociais sobre o mundo;
  • Sensibilização às ciências;
  • Meteorologia;
  • Método científico;
  • Educação ambiental;
  • Educação para a saúde;
  • Desenvolver o espírito crítico;
  • Observação e registos;
  • Passeios e visitas;
  • Troca de experiências e vivências entre as crianças e as famílias;
  • Festas;
  • Atividades nas diferentes áreas;
  • Experiências científicas;
  • Recolha e divisão de resíduos;
  • Reciclagem;
  • Mapa do tempo e observação;
  • Explorar, experimentar, descobrir,conhecer, saber, desenvolver, ampliar, agir afirmar e interrogar;

Sem comentários: