A Matemática no Jardim de Infância: Tabelas e Gráficos como instrumentos de comunicação matemática
Pretendemos com esta divulgação abrir uma pequena fresta de forma
a permitir um olhar sobre momentos vivenciados no Jardim de Infância . Trata-se de “Retratos”de uma aprendizagem activa,
implicada, envolvente e fortemente participativa. Fá-lo-emos por temas
contextualizando aprendizagens e Áreas de Conteúdo abordadas.
Na
educação pré-escolar as crianças começam a construir a sua relação com a
Matemática, aspecto fundamental no desenvolvimento das aprendizagens
futuras. A matemática está presente nas brincadeiras das crianças,
cabendo ao educador um papel crucial, nomeadamente: no questionamento
que promove; no incentivo à resolução de problemas e encorajamento à sua
persistência; no proporcionar acesso
a livros e histórias com números e padrões; no propor tarefas de
natureza investigadora; na organização de jogos com regras; no combinar
experiências formais e informais utilizando a linguagem própria da
Matemática (o mesmo número que…, a mesma forma que…, esta torre é mais
alta que…).
Hoje iremos debruçar-nos sobre Tabelas e Gráficos como instrumentos de comunicação matemática.
As recentes metas editadas pela DGIDC apontam como Meta Final 29) interpreta dados apresentados em tabelas e pictogramas simples, em situações do seu quotidiano.
Pretendemos
com esta pequena amostra, informar sobre o conhecimento e a
representação dos conhecimentos matemáticos que a criança vai adquirindo
nesta faixa etária, e a forma como são representados e manipulados,
porque a aprendizagem da matemática está muito dependente da
representação gráfica e a aprendizagem activa faz-se explorando os seus
interesses e actividades do quotidiano.
O
ensino dos gráficos pode começar muito cedo de modo a conservar ao
longo de toda a escolaridade as poderosas propriedades naturais da
percepção visual, bases de toda a lógica matemática, para que com estes
as crianças possam reflectir, idealizar, desenvolver conjecturas,
discutir raciocínios e resultados, tirar conclusões, oralmente e mais
tarde por escrito, com desenhos, gráficos, tabelas e materiais
manipuláveis.
O que as crianças aprendem e a forma como o fazem são determinantes para os conhecimentos que irão aprender posteriormente.
A
importância do número, do sentido da quantidade e da identificação
pessoal, numa abordagem do quem relacional e integrado e da noção de
quantos em suportes conceptuais baseados na exploração da leitura,
representação tabelar e gráfica de situações do quotidiano vivênciadas
pelas crianças no Jardim de Infância, promovem as capacidade de:
observar, pensar, conectar e comunicar...
Iniciamos a Tabela das presenças o que é?
Mensal, cartaz grande .
Quadro de dupla entrada, com os nomes das crianças escritos por elas.
Tem o nome do mês no cimo e os dias (número) na horizontal. Tem
assinalado os dias importantes. As crianças assinalam com uma bolinha
azul a presença e com uma vermelha as faltas. Os fins-de-semana são
assinalados com uma cruz verde. No final são contabilizadas as faltas de
cada criança.O facto do nome das crianças não estar associado a um símbolo, estimula-as a reconhecerem o seu nome e o dos colegas.
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