03/10/11

A Matemática no Jardim de Infância: Tabelas e Gráficos como instrumentos de comunicação matemática

Pretendemos com esta divulgação abrir uma pequena fresta de forma a permitir um olhar sobre momentos vivenciados no Jardim de Infância . Trata-se de “Retratos”de uma aprendizagem activa, implicada, envolvente e fortemente participativa. Fá-lo-emos por temas contextualizando aprendizagens e Áreas de Conteúdo abordadas.

Na educação pré-escolar as crianças começam a construir a sua relação com a Matemática, aspecto fundamental no desenvolvimento das aprendizagens futuras. A matemática está presente nas brincadeiras das crianças, cabendo ao educador um papel crucial, nomeadamente: no questionamento que promove; no incentivo à resolução de problemas e encorajamento à sua persistência; no proporcionar acesso a livros e histórias com números e padrões; no propor tarefas de natureza investigadora; na organização de jogos com regras; no combinar experiências formais e informais utilizando a linguagem própria da Matemática (o mesmo número que…, a mesma forma que…, esta torre é mais alta que…).


Hoje iremos debruçar-nos sobre Tabelas e Gráficos como instrumentos de comunicação matemática.

As recentes metas editadas pela DGIDC apontam como Meta Final 29) interpreta dados apresentados em tabelas e pictogramas simples, em situações do seu quotidiano.

Pretendemos com esta pequena amostra, informar sobre o conhecimento e a representação dos conhecimentos matemáticos que a criança vai adquirindo nesta faixa etária, e a forma como são representados e manipulados, porque a aprendizagem da matemática está muito dependente da representação gráfica e a aprendizagem activa faz-se explorando os seus interesses e actividades do quotidiano.
O ensino dos gráficos pode começar muito cedo de modo a conservar ao longo de toda a escolaridade as poderosas propriedades naturais da percepção visual, bases de toda a lógica matemática, para que com estes as crianças possam reflectir, idealizar, desenvolver conjecturas, discutir raciocínios e resultados, tirar conclusões, oralmente e mais tarde por escrito, com desenhos, gráficos, tabelas e materiais manipuláveis.

O que as crianças aprendem e a forma como o fazem são determinantes para os conhecimentos que irão aprender posteriormente.
 A importância do número, do sentido da quantidade e da identificação pessoal, numa abordagem do quem relacional e integrado e da noção de quantos em suportes conceptuais baseados na exploração da leitura, representação tabelar e gráfica de situações do quotidiano vivênciadas pelas crianças no Jardim de Infância, promovem as capacidade de: observar, pensar, conectar e comunicar...

Iniciamos a Tabela das presenças o que é?

Mensal, cartaz grande . Quadro de dupla entrada, com os nomes das crianças escritos por elas. Tem o nome do mês no cimo e os dias (número) na horizontal. Tem assinalado os dias importantes. As crianças assinalam com uma bolinha azul a presença e com uma vermelha as faltas. Os fins-de-semana são assinalados com uma cruz verde. No final são contabilizadas as faltas de cada criança.O facto do nome das crianças não estar associado a um símbolo, estimula-as a reconhecerem o seu nome e o dos colegas.

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