“Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interacção com o mundo que os rodeia. A criança quando inicia a educação pré-escolar
já sabe muitas coisas sobre o “mundo”, já construiu algumas ideias
sobre as relações com os outros, o mundo natural e construído pelo
homem, como se usam e manipulam os objectos.
(…) Enraíza-se na curiosidade natural da
criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Curiosidade que é
fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades
de contactar com novas situações simultaneamente ocasiões de descoberta e
de exploração do mundo.” (Orientações Curriculares, 1997, pág. 19)
Nesta área é inevitável a abordagem às
ciências, desde geografia, geologia, a física, meteorologia ou até mesmo
história. Constrói ideias prévias sobre as relações com os outros:
sobre o mundo natural e construído pelo homem; sobre como se usam e
manipulam os objectos (desenvolvimento do ser humano no mundo). A
sensibilização às ciências deve partir dos interesses da criança, do seu
desejo de saber mais: interrogação sobre a realidade, colocar problemas
e procurar soluções (base do Método Científico).
Plantamos um sobreiro
colocamos terra
aprendemos como é constituído o sobreiro
Aqui neste slideshow podem aprender mais sobre o sobreiro ora então cliquem
O Sobreiro
View more presentations from Bruno Reimão
Sem comentários:
Enviar um comentário