06/10/11

O Outono e o sobreiro


“Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interacção com o mundo que os rodeia. A criança quando inicia a educação pré-escolar já sabe muitas coisas sobre o “mundo”, já construiu algumas ideias sobre as relações com os outros, o mundo natural e construído pelo homem, como se usam e manipulam os objectos.
(…) Enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Curiosidade que é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades de contactar com novas situações simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.” (Orientações Curriculares, 1997, pág. 19)

Nesta área é inevitável a abordagem às ciências, desde geografia, geologia, a física, meteorologia ou até mesmo história. Constrói ideias prévias sobre as relações com os outros: sobre o mundo natural e construído pelo homem; sobre como se usam e manipulam os objectos (desenvolvimento do ser humano no mundo). A sensibilização às ciências deve partir dos interesses da criança, do seu desejo de saber mais: interrogação sobre a realidade, colocar problemas e procurar soluções (base do Método Científico).

 Plantamos um sobreiro



 colocamos terra



 aprendemos como é constituído  o sobreiro




 Aqui neste slideshow podem aprender mais sobre o sobreiro ora então cliquem





Sem comentários: