Talvez seja porque os contos de fadas, mesmo que partindo de situações reais e concretas da vida infantil, estejam sempre envolvidos no maravilhoso, lidando com emoções que qualquer criança já viveu. fornece fugas necessárias, falando aos medos internos da criança, às suasansiedades e ódios, ensinando‐lhe, por exemplo, sobre como vencer a rejeição(como em João e Maria), ou os conflitos edípicos com a mãe (como em Branca de Neve), ou a rivalidade com os irmãos (como em Cinderela).
ouvimos a história do São Martinho e da Maria Castanha | e falamos sobre este tema |
alvo, para quem conta, onde conta e o que conta. A preparação da história começa
com a escolha criteriosa e cuidadosa do texto, pela leitura do dito e não dito do
texto. Uma leitura mais aprofundada do texto durante a preparação do contador,
permite-lhes uma visão mais detalhada das entrelinhas e um envolvimento maior
com a escritura, podendo assim realizar de maneira mais produtiva sua narração.
Recordamos as cores do Outono e aprendemos a fazer castanho
fizemos o jogo de percepção tátil |
fizemos doce de marmelo para o nosso lanche |
colamos papelinhos no sol do São Martinho |
imaginamos a Maria Castanha |
desenhamos a parte da história que gostamos mais |
1 comentário:
Contar uma história torna-se muito interessante para quem a lê e para quem a ouve....é uma actividade muito interessante.
Aqui por casa, todas as noites, antes de adormecer, é contada uma história.Vamos à prateleira e escolhemos uma qualquer...é um momento de descontração e aconchego.Hoje foi noite de ouvir " A Casinha de Chocolate".
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