O processo de planear – fazer
O processo de planear – fazer – rever
trata-se de um bloco de tempo divido em três fases, que é visto como a
peça central da aprendizagem.
Está criado de forma a fortalecer os interesses naturais das
crianças, a sua capacidade de autonomia e as suas competências de
resolução de problemas.
No contexto educativo as crianças planeiam todos os dias o que pretendem fazer, juntamente com o adulto.
Processo de Planeamento:
As crianças expõem um problema ou objectivo, com base nos seus próprios interesses.
Projectam, imaginam qualquer coisa que ainda não aconteceu, começando a aperceber-se de que algumas das suas próprias acções podem fazer com que essa coisa aconteça.
As crianças expõem um problema ou objectivo, com base nos seus próprios interesses.
Projectam, imaginam qualquer coisa que ainda não aconteceu, começando a aperceber-se de que algumas das suas próprias acções podem fazer com que essa coisa aconteça.
O planeamento na sala 3 é feito com o grande grupo e escrito no quadro verde
como planeado estivemos a ver um filme no youtube sobre as formas geométricas |
fizemos figuras no paint como já devem ter reparado a sala 3 continua sem computador |
a professora Maria emprestou-nos um magalhães e a fátima ligou a um ecran grande
vamos fazer árvores de natal para enfeitar a nossa árvore |
vamos fazer o mapa de aniversários com circulos |
vamos potenciar a nossa amizade por todos |
Ajuda às crianças a associar detalhes às imagens mentais que estão a formar sobre aquilo que estão prestes a realizar
Fomenta a autoconfiança, bem como, o sentido de controlo das crianças
como em qualquer ação no Jardim de infância todas as atividades têm a sua articulação |
uma sugestão para fazermos uma linda àrvore de natal |
Sem comentários:
Enviar um comentário