14/11/12

planeamento com as crianças

 O processo de planear – fazer 
O processo de planear – fazer – rever trata-se de um bloco de tempo divido em três fases, que é visto como a peça central da aprendizagem.
Está criado de forma a fortalecer os interesses naturais das crianças, a sua capacidade de autonomia e as suas competências de resolução de problemas.
No contexto educativo as crianças planeiam todos os dias o que pretendem fazer, juntamente com o adulto.
Processo de Planeamento:
As crianças expõem um problema ou objectivo, com base nos seus próprios interesses.
Projectam, imaginam qualquer coisa que ainda não aconteceu, começando a aperceber-se de que algumas das suas próprias acções podem fazer com que essa coisa aconteça.





O planeamento na sala 3 é feito com o grande grupo e escrito no quadro verde



como planeado estivemos a ver um filme no youtube sobre as formas geométricas

fizemos figuras no paint como já devem ter reparado a sala 3 continua sem computador
          a professora Maria emprestou-nos um magalhães e a fátima ligou a um ecran grande
vamos fazer árvores de natal para enfeitar a nossa árvore
vamos fazer o mapa de aniversários com circulos

vamos potenciar a nossa amizade por todos
 Planear estimula as crianças a estruturarem as suas ideias, escolhas e decisões.
Ajuda às crianças a associar detalhes às imagens mentais que estão a formar sobre aquilo que estão prestes a realizar
Fomenta a autoconfiança, bem como, o sentido de controlo das crianças



como em qualquer ação no Jardim de infância todas as atividades têm a sua articulação


uma sugestão para fazermos uma linda àrvore de natal

Sem comentários: