A história do Tangran
O Tangram pratica-se desde há muitos séculos na China. Ele expandiu-se
rapidamente para além do seu país de origem, tornando-se muito popular
na Europa e nos Estados Unidos, e tem vindo a inspirar a criação de
muitos outros jogos com as mesmas peculiaridades. O Tangram é útil para:
desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de
visualização, percepção espacial e análise das figuras); e praticar as
relações espaciais e as estratégias de resolução de problemas.
Com o uso do tangram podemos trabalhar a identificação, comparação,
descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visão e
aspectos de figuras planas, exploração de transformações geométricas
através de decomposição e composição de figuras, abrangência das
propriedades das figuras geométricas planas, reprodução e resolução de
problemas usando padrões geométricos. Este quebra-cabeça pode ser
utilizado como material didático nas aulas de Artes e nas de Matemática.
Uma das atividades mais atraentes para as tarefas com o tangram em
aulas de matemática é a constituição de formas geométricas a partir das
peças do quebra-cabeça.
http://www.mathematische-basteleien.de/tangrams.htmJOGO TANGRAM
http://www.mathematische-basteleien.de/tangrams.htmJOGO TANGRAM
Sem comentários:
Enviar um comentário