17/11/08

Os mestres da culinária e as contagens

Vamos fazer bolachinhas com alimentos saudáveis?????????



No nosso planeamento semanal o grupo da catarina sugeriu fazermos bolinhos com alguns ingredientes amigos de uma alimentação saudável. Mãos à obra..a Celeste disse logo que trazia os ingredientes e na segunda-feira depois de falarmos um pouco das alegrias que cada um de nós tinha passado no fim de semana e das rotinas do grupo que está de serviço hoje, que por coincidência foi o grupo que propôs a actividade.

lemos a receita e foram delegados dois elementos dos restantes grupos O Dinis e o Pedro iriam orientar o grupo na confecção das bolachinha


de manteiga. Foram apontando as quantidades ( colheres de sopa) e registando ao mesmo tempo identificando com figuras dos ingredientes.
A RECEITA é da CELESTE
Assim as bolachas tinham como ingredientes

contamos os ovos 9 e retiramos 5 e ainda ficaram 4


5 ovos
1kg de farinha - 34 colheres
500 de açúcar
250 gr de manteiga
raspa de limão - q.b.

Numa tijela grande junta-se o açúcar e a manteiga e mistura-se muito bem movimentando massa em todos os sentidos depois é a vez da farinha e dos ovos
depois é obra de mestre quanto melhor amassar mais tenrrinhas ficam. Forra-se um tabuleiro com uma folha de papel vegetal e unta-se o papel com manteiga.



Quando a massa tiver bem sovada, temos á mão formas compras no Lidl pela Fátima lindas..corações, estrelas, circulos, flores e vejam só....


pincelar em seguida com gema de ovo na hora de ir para o forno médio durante 15 minutos não deixem cozer muito....
O GUILHERME AJUDOU A LEVAR O TABULEIRO mas antes comeu uma bolachinha de alfarroba que o Pedro Cachochas fez no fim de semana com a mãe..
depois damos a receita....

e olha vejam como ficaram...lindas e apetitosas





As contagens nas Artes

e o lanche pois as bolachas estão a chegar......
mais fotos no BLOG em breve......

1 comentário:

Anónimo disse...

MAs que grandes pasteleiros... o Ricardo também está habituado a ajudar, pois quando me vê a fazer bolos quer logo ajudar porque depois é ele que raspa a "gamela".
(até fica com bigodes).
Ficamo a guardar a receita das outras bolachinhas...
Beijinhos para todos,
Ana (mãe do Ricardo)