Objectivos Gerais a Nível Pedagógico
Os objectivos gerais a nível pedagógico são enunciados na Lei Quadro
da Educação Pré- Escolar. Com este grupo irei adaptá-los às idades e
características das crianças. Assim, pretendo:
• Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com
base em experiências de vida democrática numa perspectiva de
educação para a cidadania;
• Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no
respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma
progressiva consciência como membro da sociedade;
• Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso á escola e
para o sucesso da aprendizagem;
• Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas
suas características individuais, incutindo comportamentos que
favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
• Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens
múltiplas como meio de relação, de informação, de sensibilização
estética e de compreensão do mundo;
• Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
• Proporcionar à criança ocasiões de bem estar e de segurança,
nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
Tendo como base de trabalho as orientações curriculares para a
Educação Pré- Escolar apenas vou definir objectivos orientadores gerais
deixando os específicos para as planificações mensais.
Assim, e tendo em conta que essas orientações definem três áreas como
as principais áreas de conteúdo, especifico apenas a linha orientadora.
ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Num contexto de vida democrática em que as crianças participam,
contactam e aprendem a respeitar diferentes culturas.
COMPETÊNCIAS
• Educação para os valores;
• Educação multicultural;
• Educação para a cidadania;
• Educação estética;
• Independência;
• Partilha do poder;
• Desenvolvimento da identidade;
• Autonomia;
• Partilha;
• Vivência em grupo;
ACTIVIDADES/ESTRATÉGIAS
• Canções/ poesias/ histórias/ lengalengas;
• Brincadeira livre no
interior/exterior;
• Conversas em pequeno e grande
grupo;
• Jogos;
• Relação entre criança/criança e
criança/adulto;
• Mapa de tarefas;
Visitas de estudo/ Passeios;
ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
Tendo em vista a plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre
e solidário. Compreende três domínios diferentes, são eles:
a) Domínio das expressões (motora, dramática, plástica e
musical);
COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS
• Expressão Motora
-motricidade global e fina;
-interiorização do esquema corporal
Desenhos a lápis de cor, cera,
canetas e marcadores;
Rasgagem, recorte e colagem..
Modelagem.
Pintura a pincel, mãos, carimbos,..
. Expressão Dramática
-exteriorizar emoções;
-desenvolvimento do jogo
simbólico;
. Expressão Plástica
-exploração de
diferentes
técnicas e materiais;
-meio de representação
e comunicação;
. Expressão Musical
-desenvolver a criatividade e a
imaginação;
- reconhecer sons;
Sessões de movimento com ou
sem materiais de apoio e
exploração do corpo.
Jogo dramático.
Fantoches.
Sombras chinesas.
Visita a exposições.
Escutar, dançar, cantar, tocar,
reconhecer e imitar diferentes sons.
Construção de instrumentos
musicais.
b) Domínio da linguagem oral e abordagem á escrita – Devido à sua
importância também faz parte da educação pré- escolar; Tirando
partido do que a criança sabe, contactar com as diversas funções do
código escrito.
COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS
• Linguagem Oral – fomentar o
diálogo, interesse em comunicar,
diferentes situações de
comunicação, comunicação não
verbal, uso do código, gosto pelo
livro e pela leitura.
Conversas de grande e pequeno
grupo;
Lenga lengas, rimas, trava línguas,
adivinhas, narrar acontecimentos,
reproduzir ou inventar histórias;
Debater regras, tarefas e
• Linguagem Escrita –
familiarização com o código escrito,
registos, o livro, tentativas de
escrita, regras e funções.
planificações, fazer recados e/ou
obter várias informações.
Intercâmbios com outras salas,
adultos, instituições, comunidade.
Jogos mímicos.
Ver livros, revistas, jornais;
Escrever pequenas palavras, o
nome, desenhar, interpretar
descrever e inventar imagens e/ou
histórias. Fazer registos das
actividades em conjunto com as
crianças. Visitar bibliotecas
Projecto Curricular de Sala
c) Domínio da matemática;
COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS
• Vivência do espaço e do
tempo;
• Princípios Lógicos;
• Classificação e ordenação;
• Seriação;
• Formar padrões;
• Utilizar materiais;
• Medir/ pesar;
• Noção de número;
• Noção de correspondência;
• Resolução de problemas;
Rotina diária;
Jogos e puzzles;
Comparar, ordenar, classificar e
seriar objectos;
Mapa das presenças, tarefas e do
tempo;
Culinária;
Blocos lógicos;
Enfiamentos;
Algumas fichas de actividades;
ÁREA DE CONHECIMENTO DO MUNDO
Permite articular as outras área, pois é através das relações com os
outros que se vai construindo a identidade pessoal e se vai tomando
posição perante o mundo social e físico. Esta área é entendida como
uma área de sensibilização às ciências.
COMPETÊNCIAS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS
• Curiosidade e desejo de saber,
• Meio próximo,
• Saberes sociais sobre o mundo;
• Sensibilização às ciências;
• Metereologia;
• Método científico;
• Educação ambiental;
• Educação para a saúde;
• Desenvolver o espirito
crítico;
Observação e registos;
Passeios e visitas;
Troca de experiências e vivências
entre as crianças e as famílias;
Festas;
Actividades nas diferentes áreas;
Experiências científicas;
Recolha e divisão de resíduos;
Reciclagem;
Mapa do tempo e observação;
Explorar, experimentar, descobrir,
conhecer, saber, desenvolver,
ampliar, agir afirmar e interrogar;
7. Actividades Não Lectivas
existem três actividades do prolongamento
Motricidade - segundas e quartas
Hábitos de vida saudável - terça
Dança - Quinta-feira
Música- Sexta-feira
2 comentários:
Olá a todos,
Estou a gostar muitíssimo de visitar o blog. É fantastico podermos acompanhar assim o dia-a-dia dos nossos filhos. No meu caso, é duplamente importante, porque assim posso acompanhar mais de perto as rotinas do meu Rodrigo e falar com ele, de forma contextualizada, sobre as actividades da sala.
O Rodrigo está a gostar muito destes primeiros dias na nova escola ( vai pedindo para repetir em casa as coisas que aprendeu, já pediu o livro das "bolinhas" - historia do pequenino azul e do amarelo -, etc.). Ao velo assim, nós, pais, estamos muito serenos e felizes por mais esta etapa, que ele parece estar a ultrapassar da melhor forma. Obrigada a toda a equipa da escola e aos meninos da sala.
Beijinhos.
Fátima Miradouro ( mãe do Rodrigo Silva)
Sou educadora de Infância e neste momento dou aulas numa Universidade na formação de educadores de infância. Gostei muito do Blog. Grande trabalho e maravilhosas ideias. Gostei muito. Parabéns.
Enviar um comentário