Workshop de Natal
Na relação entre a família é preponderante estabelecer "a livre circulação entre as duas margens”, para que se torne possível o conhecimento e o diálogo cooperativo entre entidades educativas funcionalmente diferentes mas cujo objectivo é comum.
A verdade é que não se pode estabelecer ligação com aquilo que se desconhece. Para que a família participe é necessário “estimulá-la”, criar-lhe habituação. Neste processo não chegam a experiência e a simples prática do educador. É necessário ir mais além e reconhecer para além da estrutura constante, sob a transformação aparente é necessário (re)conhecer a própria transformação.
É imprescindível conhecer a família, porque conhecer é adquirir instrumentos ao serviço da actividade, só se conhecerá se existir como defende Dewey “a comunicação livre entre a escola e a vida”.
A interacção entre Jardim de Infância e Família leva à acção educativa individualizada
É imprescindível conhecer a família, porque conhecer é adquirir instrumentos ao serviço da actividade, só se conhecerá se existir como defende Dewey “a comunicação livre entre a escola e a vida”.
A interacção entre Jardim de Infância e Família leva à acção educativa individualizada
No Jardim de infância o processo de ensino e aprendizagem não pode ser encarado como um processo abstracto que se aplica indiferentemente a todas as crianças. A interacção entre os vários grupos sociais e sobretudo a família, leva o profissional de educação à análise e reflexão da sua própria prática. A colaboração tem que ser procurada, primeiro, pelo profissional. Como elemento de um sistema complexo o educador tem que tomar consciência dos vários papéis que tem que desempenhar e que se interpenetram, influenciando-se mutuamente. A interacção entre os vários grupos sociais é influenciada por relações que exigem do educador estar dentro e fora das instituição escolar. Este estar fora, utilizando várias estratégias, é a facilitação que levará à integração da família no sistema educativo.
Foi com este intuito que promovemos dentro do plano de actividades da Sala 3 um workshop de Centros de Natal, com o apoio de alguns elementos do grupo, com o objectivo de promover antes demais o convívio entre as famílias, bem como o sentido de partilha de saberes. Iníciamos a nosso convívio com um breve texto do conto de Natal um milhão de beijinhos
Foi com este intuito que promovemos dentro do plano de actividades da Sala 3 um workshop de Centros de Natal, com o apoio de alguns elementos do grupo, com o objectivo de promover antes demais o convívio entre as famílias, bem como o sentido de partilha de saberes. Iníciamos a nosso convívio com um breve texto do conto de Natal um milhão de beijinhos
ilustrada pelos seus filhos...
Depois algumas mães presentes teceram comentários acerca da história..pois a participação dos pais nesta história não ficou por aqui..cada uma trouxe uma caixa forrada com uma mensagem de Natal cheia de beijinhos e que iremos ler amanhã ...e que concretiza o simbolismo desta história... Entre azevinho, bolas, paus de canela, fitas, velas não faltou a imaginação e a criatividade de todos os participantes..foi um momento muito bonito de alegre conversa e muito trabalho .. ficaram todos muito bonitos...
No final foi feito um centro para a nossa sala com a partilha dos materiais trazidos por todos...
No final foi feito um centro para a nossa sala com a partilha dos materiais trazidos por todos...
A participação das famílas também foi feita nesta quadra com a confecção de um mini presépio em que cada família contribuiu com uma figura...e ficou lindo....
Obrigada a todos que participaram neste convívio e pelos momentos de alegre partilha . Como proposta do grupo ...vamos voltar a organizar mais encontros mas no próximo... prometo que vai haver chá e bolinhos....rssssssssss
UM BOM E UM SANTO NATAL! beijinhos e abraços da educadora Fátima
UM BOM E UM SANTO NATAL! beijinhos e abraços da educadora Fátima
Sem comentários:
Enviar um comentário