31/12/11

DESEJOS DE UM BOM ANO NOVO


Click to play this Smilebox greeting
Create your own greeting - Powered by Smilebox
Make your own greeting card

16/12/11

BOM NATAL ZARITAAAAAAAA e Marisa






desejos de um bom Natal

DESEJOS  DE UM BOM E SANTO NATAL  SÃO OS VOTOS  DA FÁTIMA E DA ZARITA

14/12/11

aprendemos uma canção de Natal em inglês....para cantar em família





Actividades de Natal


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This slideshow design created with Smilebox

a inclusão no pré-escolar e a importância da cooperação

os amigos ajudam o Rodrigo a brincar



O Rodrigo já consegue estar em pé muito tempo..uma vitória e uma alegria para todos







A atenção às diferenças individuais, seja qual for a sua origem, numa escola inclusiva, exige currículos abertos e flexíveis, capazes de responder às necessidades comuns ao conjunto da população escolar.


É necessário que haja diferenciação, adaptação e individualização curricular às necessidades e características de cada aluno, em especial dos alunos com NEE. Todos os alunos deverão ter os mesmos direitos e oportunidades, incluindo o direito à diferença e a uma educação adaptada às suas necessidades.

Os princípios básicos para a intervenção, fundamentam-se em detectar e intervir o mais cedo possível, ter  um optimismo razoável, baseando-nos nas capacidades e recursos que a criança tem, oferecendo-lhe situações e experiências que permitam o seu desenvolvimento.

Proporcionar um ensino individualizado, aceitar as diferenças,reconhecer o que a criança é capaz de fazer e respeitar o seu ritmo.

Em todo este processo é fundamental o desenvolvimento de um trabalho de cooperação entre os diferentes intervenientes no processo educativo.

09/12/11

"Nós gostamos é de brincar com os outros meninos e fazer coisas juntos"

"Nós gostamos é de brincar com os outros meninos e fazer coisas juntos" - Rita



A importância desta afirmação, alimenta, subsidia e impulsiona a consolidação de uma pedagogia da infância que leve em conta a capacidade de as crianças estabelecerem relações diversas na diversidade (de gênero, de classe social, de idade, de tamanho...), assim como de produzirem saberes e construírem culturas infantis próprias dos grupos infantis no convívio coletivo.

Foi ASSIM QUE NESTE DIA AS CRIANÇAS DOS DOIS GRUPOS VIVENCIARAM  MOMENTOS FELIZES ORA VEJAM...


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create a slideshow

05/12/11

O dia internacional das pessoas com deficiência- actividade na Unidade

O dia internacional das pessoas com deficiência é promovido pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de fomentar uma maior compreensão dos assuntos que dizem respeito à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. 
Pretende aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. Assembleia Geral da ONU em 1982.


Deficiência é um conceito definido pela Organização Mundial de Saúde e é usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatómica. 
A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, o termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e que promove o preconceito em vez do respeito ao valor integral da pessoa.
 
A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades. 
A Educação especial  tem sido uma das áreas em que se têm desenvolvido estudos científicos para melhor atender estas pessoas. No entanto, a educação regular passou a ocupar-se também do atendimento de pessoas com necessidades educativas especiais, o que inclui pessoas com deficiência, além das necessidades comportamentais, emocionais ou sociais.
 
Desde a Declaração de Salamanca, surgiu o termo necessidades educativas especiais, que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, este novo termo não se refere apenas à pessoa com deficiência, pois engloba toda e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, seja social, física, emocional ou familiar.




A atividade de hoje foi organizada pela equipa, também é relativa ao Natal.
Fomos ao espaço onde estão os nossos amigos e lá os  professores da Unidade explicaram como os meninos que frequentam a unidade podem comunicar mais facilmente utilizando um código e as novas tecnologias.
Foi também proposta uma actividade de expressão plástica - pintura de mãos - e um painel de natal. A educadora Luísa e a Professora Alda também colaboraram na actividade. Ora vejam...um bocadinho do nosso dia.



30/11/11

à volta do Natal estamos a fazer












aprendemos a canção da estrela....

 Todos os espaços são bons para podermos cantar....






O Natal .... poesia e arte

                                                               POESIA E INFÂNCIA



Todos os Os educadores reconhecem a importância de estimular a linguagem na infância. O papel do adulto nesta área é encorajar as crianças a falarem livremente na sua própria 'linguagem' e brincar com as rimas, mesmo em situações do quotidiano. 

A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo,sonoridade, permitem uma descoberta progressiva dos cambiantes, da riqueza, das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo,adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra são actividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para a aprendizagem da leitura e da escrita. 


A aprendizagem resulta em boa parte da empatia que se estabelece entre o adulto e a criança,nomeadamente quando se pretende fomentar um gosto (pela poesia, pela literatura, etc) ou despertar para valores estéticos.

Depois deste contexto teórico ..na sala 3 hoje foi dia da poesia com rima como as crianças referem...
O dia começou com as rotinas e como tínhamos planeado aprender uma poesia sobre o Natal
 

 
 
a Fátima fotocopiou  e pediu a ajuda do Daniel para distribuir...estrofe a estrofe a poesia surgiu como uma forma de contar a história do nascimento de Jesus em verso. para decorar o texto colamos pedacinhos de papel metalizado e muitas fitas..ficaram lindos
 
 
 
 










 





De acordo com Bachelard em O ar e os sonhos (2001, p. 2), “O poema é essencialmente  uma aspiração a imagens novas. Corresponde à necessidade essencial de novidade que caracteriza o psiquismo humano”.


As crianças de hoje são ávidas de novidade e necessitam visualizar tudo, tamanha a quantidade de informações e imagens às quais se encontram ligadas. O mercado dita normas, regras e indica o que se deve consumir. Para a poesia, tão subtil e sensível, não é fácil penetrar nesse reduto ditado pela moda, pela média e, especialmente, pela velocidade. Trata-se de uma competição desleal, se levarmos em conta que, para ler poesia, a criança precisa estar concentrada e envolta num clima de silêncio e tranquilidade.



29/11/11

dia da ciência - experiências com magnetismo

                                                     Magnetismo

MATERIAL


  Clipse
  Íman
  frasco de vidro
COMO FAZER
1. põe o clipe no copo
2.
3. Ponha o íman junto ao  clipe.

O QUE ACONTECE
O íman atrai o clipe até ao cimo do copo
POR QUE ACONTECE?
Por causa do campo magnético que existe em volta do íman. A força do campo magnético do íman atrai o clipe mesmo tendo a superficie de vidro entre eles



28/11/11

As tradições do Natal para relembrar .....em família

Das tradições mais antigas... no Natal, ficaram muitas coisas, como por exemplo:


- Põe-se o sapatinho de cada criança da casa em frente à lareira (e não uma meia pendurada, como é tradição de outros países) e, à meia-noite do Dia de Natal, uma ou várias prendas e doces aparecem!


- O presépio é muito importante, e há bastantes casos em que é enriquecido com muitos elementos para além de Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus.
Não podem faltar os pastores, a vaca e o burrinho (que aqueceram Jesus com o seu bafo), a estrela do Natal (que guiou os pastores), e todo o restante cenário.
Pode haver camelos, os Reis Magos podem vir ao longe, pode haver arbustos e palmeiras, pontes, outros animais e o que se achar que fica bem.


• A casa decora-se com grinaldas e decorações natalícias, e, hoje em dia há também uma árvore de Natal para além do presépio em praticamente todas as casas.


• As ruas e lojas são também decoradas e, cada vez mais se vêem decorações no exterior das casas e em alguns edifícios e igrejas.

• O Natal português tem muitas variantes e ligeiras diferenças nas tradições dos vários pontos do País, mas em todo o lado se festeja com decorações, prendas, com a união da família e refeições em comum.

• A ceia de Natal, respeitando o jejum da quadra, inclui bacalhau cozido com batatas e verduras, tudo bem regado com azeite.
• No norte do País também se come polvo assado e outros pratos e doces da época.
• Ao aproximar-se a meia-noite, muitas famílias vão à Missa do Galo. No final da missa é costume beijar o Menino, como prova de devoção.
• No regresso a casa, se tudo acontecer como esperado, o Menino Jesus (ou o Pai Natal) já deixou prendas para todos.
• Em algumas aldeias faz-se uma fogueira perto do largo da terra (e do adro da igreja) para aquecer o Menino e, depois da Missa do Galo as pessoas ficam um pouco a confraternizar.

• No dia de Natal come-se peru assado (ou outra carne) e muitos doces deliciosos, como filhoses, azevias, sonhos, coscorões, broas (de milho, de mel e outras), rabanadas, etc. e o bolo-rei.

22/11/11

a canção do passarinho

o amarelinho e o projecto das artes - 22-11-2011



Na abordagem do projecto as crianças participam, entusiasmam-se, querem saber mais, questionam, planeiam, realizam e expõem pensamento.
A abordagem do projecto permite à criança criar e expressar-se, ampliar a sua visão do mundo, ampliar a rede de relações e torna-se mais autónoma.
O tema parte das necessidades/desejos do grupo (percebidos pela educadora). Todos os temas podem ser abordados (não existe limites/limitações para aprender);

Papel do educador

O educador é o mediador, viabilizando e organizando o trabalho através de observações, percebendo o que desperta o interesse das crianças.




Foi com este objectivo que hoje o dia começou com uma visita ..o amarelinho..o canário da Alexandra...foi uma festa ..cantamos uma canção de passarinhos, vimos como era o canário falamos de aves....dançamos...pintamos e aprendemos uma técnica nova nas artes..desenhar a carvão com base em papel cavalinho...com apoio de um modelo em formas geométricas




Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
Digital scrapbook made with Smilebox