14/12/11

a inclusão no pré-escolar e a importância da cooperação

os amigos ajudam o Rodrigo a brincar



O Rodrigo já consegue estar em pé muito tempo..uma vitória e uma alegria para todos







A atenção às diferenças individuais, seja qual for a sua origem, numa escola inclusiva, exige currículos abertos e flexíveis, capazes de responder às necessidades comuns ao conjunto da população escolar.


É necessário que haja diferenciação, adaptação e individualização curricular às necessidades e características de cada aluno, em especial dos alunos com NEE. Todos os alunos deverão ter os mesmos direitos e oportunidades, incluindo o direito à diferença e a uma educação adaptada às suas necessidades.

Os princípios básicos para a intervenção, fundamentam-se em detectar e intervir o mais cedo possível, ter  um optimismo razoável, baseando-nos nas capacidades e recursos que a criança tem, oferecendo-lhe situações e experiências que permitam o seu desenvolvimento.

Proporcionar um ensino individualizado, aceitar as diferenças,reconhecer o que a criança é capaz de fazer e respeitar o seu ritmo.

Em todo este processo é fundamental o desenvolvimento de um trabalho de cooperação entre os diferentes intervenientes no processo educativo.

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