31/03/11

as flores e a primavera

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
A slideshow by Smilebox

30/03/11

o nosso site no wix.com

http://www.wix.com/jardimdeinfanciaaire/jardimdeinfanciaaires

artes plásticas e criatividade e a primavera

As crianças começam devem ter contacto com a arte desde de muito cedo.Elas sonham acordadas, inventam, descobrem coisas e aventuram-se num mundo desconhecido, pois não têm medo de criar. Pensando neste contexto, achámos importante, que nós educadores, devemos oferecer condições que estimulem a criatividade, a pesquisa e a criação, fazendo com que a criança dê sentido e significado ao mundo que a rodeia. Porque é nesta fase que a criança se encontra na época das aventuras, descobertas e magias, é necessário ter em conta que a arte favorece o desenvolvimento total da personalidade, reunindo em harmonia a actividade intelectual, a sensibilidade e a habilidade manual. A possibilidade de mexer com vários materiais dá grande liberdade e prazer às crianças, ajudando-as a tornarem-se adultos completos e sensíveis. Assim optamos por este tema por acharmos que desde cedo a criança tem contacto com a arte e assim pode conhecer, ver e representar o mundo.


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
A photo slideshow by Smilebox

29/03/11

A germinação e o feijoeiro mágico - conhecimento do mundo








A germinação de sementes costuma constituir uma actividade proporcionada nos Jardim-de-infância que pode ser usada, quando enquadrada, numa metodologia de descoberta para promover oportunidades de aprendizagem. O pensamento científico pode ser treinado e estimulado, permitindo à criaa organizar o conhecimento, criando a necessidade de pesquisar e desenvolvendo a capacidade de resolver problemas.

O papel do educador neste processo é o de facilitador e promotor das aprendizagens, gerando oportunidades de participação da criança, através da planificação de actividades experimentais e permitindo avaliar o comportamento individual da criança, bem como no trabalho em grupo. Com este projecto, pretendemos desenvolver nas crianças a compreensão dos factores que influenciam a germinação das sementes, através do método experimental.


A criança tem curiosidade natural, desejo de saber e compreender o porquê das coisas. Esta curiosidade deve ser fomentada na Educação Pré-Escolar através da oportunidade de contactar com novas situações que são simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo (Ministério da Educação, 1997). O profissional de Educação Pré-Escolar deve ser um facilitador e um provocador no processo do ensino/ aprendizagem, de modo a colocar situações problematizadoras que levem as crianças a encontrar as soluções na resolução dos problemas e conflitos.




A simples observação da realização de experiências





ou a sua execução sem envolvimento intelectual não são promotoras de aprendizagens verdadeiras (Sá, J. 1994). a realização de experiências e a manipulação de materiais permitem às crianças uma melhor aquisição dos conceitos (Quinta e Costa, Aroso e Gonçalves 2005), que, sendo fundamentados em termos intelectuais e afectivos, conduzem a aprendizagem significativas (Roldão, 2004). Fundamentamos assim o projecto que realizamos, utilizando o método experimental como metodologia facilitadora da compreensão dos factores que influenciam a germinação de sementes de feijão .ervilhas, couves entre outras.




Neste projecto pretendemos trabalhar o método científico com um grupo de vinte crianças da faixa etária dos quatro/cinco anos. O projecto realizado teve como objectivos desenvolver, junto das crianças, a compreessão de que uma semente origina uma nova planta, o reconhecimento de que sementes diferentes originam plantas diferentes, e ainda a percepção da influência de alguns factores ambientais no processo de germinação. O educador/investigador actuou como observador participante: preparou todo o material com as crianças, motivou-as, orientando-as na aplicação do método.




O registo é uma forma de favorecer a concretização pictórica do que foi assimilado ou imaginado

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free photo slideshow generated with Smilebox