17/07/11

Poema - gostei do Jardim de Infância



Gostei do Jardim-de-infância

Porque cá pude brincar

Fazer lindas construções

Depois tudo desmanchar.

Correr, saltar e jogar

Conversar e partilhar…

Ouvir histórias e canções

Depois ser eu a contar…

Gostei do Jardim-de-infância

Porque cá pude pintar

Das cores que me apeteceu

Cortar e colar!

Fazer prendas para oferecer

Dar passeios, fazer rodas

E dançar até querer!

Ensaiar quando há festas

Para tudo correr bem…

Nesse dia sou artista

Para o pai e a mãe…

Gostei do Jardim-de-Infância…

É difícil de entender?

Tenho cá os meus amigos

E tantas coisas pude aprender!

Finalmente chegou o momento do início de uma nova etapa!

Estás mais crescido…e foi bom estarmos juntos.

Descobrimos, partilhámos, brincámos, sonhámos…

Muitos Parabéns!

Um beijinho muito grande.


13/07/11

Um obrigado e um abraço.....


Um obrigado especial e um agradecimento aos Pais, Encarregados de Educação, às auxiliares e colegas educadoras,ao grupo de crianças, ás famílias maravilhosas e colaborantes da sala 3 e a todos que colaboraram connosco nesta caminhada e em especial ao grupo maravilhoso que no próximo ano vai iniciar uma nova etapa da sua vida.

A Todos uma mensagem muito especial de OBRIGADO .e nunca se esqueçam de " tudo o que aprendemos de importante no jardim de Infância..um grande beijinho da educadora Fátima e da Zarita que nunca vos vai esquecer e vos traz sempre no coração. E claro umas boas férias.

Não se esqueçam de voltar sempre, para descobrir as novidades no nosso blog..
até sempre


Um grande Abraço

Um Abraço... essa coisa tão simples, tão gratuita, dentre muitas coisas no mundo é o que gente mais precisa, é o que nos abriga, é o que dá paz ao nosso sono.





Fátima Silva

03/07/11

“As mãos das crianças fazem...”- O Portfólio

Ao construir o portfolio a criança toma conta das suas aprendizagens e encoraja e desenvolve a a auto-avaliação, através de comentários sobre as amostras de trabalho, registo de entrevistas (onde a educadora pode verificar se a criança está a ter participação na sua própria aprendizagem; se tem consciência do seu próprio trabalho; se os projectos que se estão a desenvolver são realmente do interesse deles e se participam activamente na construção dos mesmos...etc.).

Ao avaliarem as áreas planificadas por eles, além de tomarem consciência daquilo que têm que mudar, também dão à Educadora o feedback de se estas áreas são verdadeiros centros de aprendizagem e se reflectem os conteúdos das orientações curriculares e metas de aprendizagem.


“As mãos das crianças fazem...”

As mãos das crianças
são umas mãos
muito engraçadas!

Com terra molhada
fazem casas, jardins
e coisas com o nome
que nós quisermos.

Com pedrinhas
fazem jogos
e convencem os caracóis
a fazerem corridas
e as formigas
a mudar de caminho.

Fazem as bolas
saltar tanto
que o sol
as manda descer…
e conseguem tanta coisa,
mas tanta coisa mais...

QUE NOME TERÁ
A FORÇA ESCONDIDA
NAS MÃOS
DAS CRIANÇAS?


Como diz Grubb e Courtney o "Portfolio é considerado como uma estratégia de avaliação alternativa ajustada a crianças do Jardim de Infância com a possibilidade de visualizar as múlpiplas fontes de evidência e documentar o processo de aprendizagem da criança." Assim, cada um escolheu os trabalhos que mais gostavam e aqueles em que as evidências demonstravam os esforços, progressos e realizações de cada um ao longo do ano. As evidências e informações, estão organizadas por áreas de conteúdo, datadas e colocadas por sequência temporal, de forma a que quer a criança, quer a Educadora ao revisitarem o portfolio possam em conjunto reflectir de forma sistemática e continua sobre os processos de ensino-aprendizagem e identificarem e planearem as etapas seguintes deste processo.


"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver".