01/10/11

Como é que os pais se devem envolver no processo educativo dos filhos?

Um sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados, pelo que muitas instituições se ajustam ao que pode denominar-se um sistema. Isso acontece no sistema educativo, onde um conjunto de elementos está em constante interacção (professores, alunos, currículo, conteúdos, materiais, …), e também na família. Em qualquer sistema, o todo é maior do que a soma das partes; a mudança é um elemento que afecta as outras partes do sistema; e as necessidades e objectivos das partes são precedidos pelos do sistema. Assim, as necessidades básicas de um sistema são adaptar-se, sobreviver e manter-se.

Quando o Jardim de infância se aproxima da família e a família do processo educativo da criança há uma aproximação positiva que resulta num maior desenvolvimento das competências das crianças .A interacção das famílias e na vida do jardim de infância aluno tem efeitos no seu desenvolvimento global.

Para as crianças também há benefícios quando os pais se interessam pelas suas actividades, têm uma maior motivação e como tal desenvolvem atitudes positivas em relação à aprendizagem, dando origem ao sucesso educativo e pessoal. As potencialidades são transformadas em capacidades.
Os pais também devem ajudar a promover as aprendizagens como ler aos filhos, conversar sobre diferentes temas, pedir-lhes a opinião, passear, ir a museus e locais históricos, entre muitas outras actividades. Além disso, os pais podem ajudar a proporcionar um ambiente facilitador da aprendizagem.
Também é importante para as crianças sentirem que os seus familiares participam nas actividades organizadas pelo jardim de infância, eles fizeram um investimento que gostam de ver reconhecido. Os pais também têm a possibilidade de conhecer melhor o que se faz no jardim, os educadores e colegas.
Daí a importância do blog de sal como meio rápido de observar as actividades, os comentários são estimulantes para a criança, assim a seguir a cada postagem existe a palavra comentário clique aí e comente ....ficamos muito felizes se o fizer.O caderno vai vem é um meio de informação formal  e de tarefas para fazer em família, por isso veja sempre as informações quando o mandamos.
Um obrigado família da sala 3.


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free photo slideshow customized with Smilebox

2 comentários:

Mãe do André (Eunice) disse...

É muito importante a familia... O que tenho pena é que hoje em dia não haja tanto tempo como o desejado para acompanhar e usufruir mais das nossas crianças. Um beijinho a todos da sala 3 e continuem o excelente trabalho :)

Anónimo disse...

Fico muito feliz por poder ver um pouco de como é o dia dos pequenos.
Sem dúvida que a família deve ser a principal responsável pela formação da criança.
Não sei o porque da Diana ainda ficar a chorar de manhã na escola, pois em todas a fotos que a vejo está sempre feliz e ainda tem lá o brinquedo de casa para lhe dar segurança. ;)
Obrigado pelo excelente trabalho de partilha neste blog.
Ivone (Mãe da Diana)