POESIA E INFÂNCIA
Depois deste contexto teórico ..na sala 3 hoje foi dia da poesia com rima como as crianças referem...
Todos os Os educadores reconhecem a importância de estimular a linguagem na infância. O papel do adulto nesta área é encorajar as crianças a falarem livremente na sua própria 'linguagem' e brincar com as rimas, mesmo em situações do quotidiano.
A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo,sonoridade, permitem uma descoberta progressiva dos cambiantes, da riqueza, das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo,adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra são actividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para a aprendizagem da leitura e da escrita.
A aprendizagem resulta em boa parte da empatia que se estabelece entre o adulto e a criança,nomeadamente quando se pretende fomentar um gosto (pela poesia, pela literatura, etc) ou despertar para valores estéticos.
Depois deste contexto teórico ..na sala 3 hoje foi dia da poesia com rima como as crianças referem...
O dia começou com as rotinas e como tínhamos planeado aprender uma poesia sobre o Natal
a Fátima fotocopiou e pediu a ajuda do Daniel para distribuir...estrofe a estrofe a poesia surgiu como uma forma de contar a história do nascimento de Jesus em verso. para decorar o texto colamos pedacinhos de papel metalizado e muitas fitas..ficaram lindos
De acordo com Bachelard em O ar e os sonhos (2001, p. 2), “O poema é essencialmente uma aspiração a imagens novas. Corresponde à necessidade essencial de novidade que caracteriza o psiquismo humano”.
As crianças de hoje são ávidas de novidade e necessitam visualizar tudo, tamanha a quantidade de informações e imagens às quais se encontram ligadas. O mercado dita normas, regras e indica o que se deve consumir. Para a poesia, tão subtil e sensível, não é fácil penetrar nesse reduto ditado pela moda, pela média e, especialmente, pela velocidade. Trata-se de uma competição desleal, se levarmos em conta que, para ler poesia, a criança precisa estar concentrada e envolta num clima de silêncio e tranquilidade.
1 comentário:
Que giro !!! Pela cara dos meninos gostaram desta actividade :) Continuem o bom trabalho. Beijinhos a todos.
Enviar um comentário