As histórias e canções que aprendemos....
Acerca de mim
31/12/11
22/12/11
21/12/11
16/12/11
14/12/11
a inclusão no pré-escolar e a importância da cooperação
os amigos ajudam o Rodrigo a brincar |
O Rodrigo já consegue estar em pé muito tempo..uma vitória e uma alegria para todos |
A atenção às diferenças individuais, seja qual for a sua origem, numa escola inclusiva, exige currículos abertos e flexíveis, capazes de responder às necessidades comuns ao conjunto da população escolar.
É necessário que haja diferenciação, adaptação e individualização curricular às necessidades e características de cada aluno, em especial dos alunos com NEE. Todos os alunos deverão ter os mesmos direitos e oportunidades, incluindo o direito à diferença e a uma educação adaptada às suas necessidades.
Os princípios básicos para a intervenção, fundamentam-se em detectar e intervir o mais cedo possível, ter um optimismo razoável, baseando-nos nas capacidades e recursos que a criança tem, oferecendo-lhe situações e experiências que permitam o seu desenvolvimento.
Proporcionar um ensino individualizado, aceitar as diferenças,reconhecer o que a criança é capaz de fazer e respeitar o seu ritmo.
Em todo este processo é fundamental o desenvolvimento de um trabalho de cooperação entre os diferentes intervenientes no processo educativo.
09/12/11
"Nós gostamos é de brincar com os outros meninos e fazer coisas juntos"
"Nós gostamos é de brincar com os outros meninos e fazer coisas juntos" - Rita
Foi ASSIM QUE NESTE DIA AS CRIANÇAS DOS DOIS GRUPOS VIVENCIARAM MOMENTOS FELIZES ORA VEJAM...
A importância desta afirmação, alimenta, subsidia e impulsiona a consolidação de uma pedagogia da infância que leve em conta a capacidade de as crianças estabelecerem relações diversas na diversidade (de gênero, de classe social, de idade, de tamanho...), assim como de produzirem saberes e construírem culturas infantis próprias dos grupos infantis no convívio coletivo.
Foi ASSIM QUE NESTE DIA AS CRIANÇAS DOS DOIS GRUPOS VIVENCIARAM MOMENTOS FELIZES ORA VEJAM...
Create a slideshow |
05/12/11
O dia internacional das pessoas com deficiência- actividade na Unidade
O dia internacional das pessoas com deficiência é promovido pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de fomentar uma maior compreensão dos assuntos que dizem respeito à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
Pretende aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. Assembleia Geral da ONU em 1982.
Deficiência é um conceito definido pela Organização Mundial de Saúde e é usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatómica.
A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, o termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e que promove o preconceito em vez do respeito ao valor integral da pessoa.
A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades.
A Educação especial tem sido uma das áreas em que se têm desenvolvido estudos científicos para melhor atender estas pessoas. No entanto, a educação regular passou a ocupar-se também do atendimento de pessoas com necessidades educativas especiais, o que inclui pessoas com deficiência, além das necessidades comportamentais, emocionais ou sociais.
Desde a Declaração de Salamanca, surgiu o termo necessidades educativas especiais, que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, este novo termo não se refere apenas à pessoa com deficiência, pois engloba toda e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, seja social, física, emocional ou familiar.
A atividade de hoje foi organizada pela equipa, também é relativa ao Natal.
Fomos ao espaço onde estão os nossos amigos e lá os professores da Unidade explicaram como os meninos que frequentam a unidade podem comunicar mais facilmente utilizando um código e as novas tecnologias.
Foi também proposta uma actividade de expressão plástica - pintura de mãos - e um painel de natal. A educadora Luísa e a Professora Alda também colaboraram na actividade. Ora vejam...um bocadinho do nosso dia.