31/12/11

DESEJOS DE UM BOM ANO NOVO


Click to play this Smilebox greeting
Create your own greeting - Powered by Smilebox
Make your own greeting card

16/12/11

BOM NATAL ZARITAAAAAAAA e Marisa






desejos de um bom Natal

DESEJOS  DE UM BOM E SANTO NATAL  SÃO OS VOTOS  DA FÁTIMA E DA ZARITA

14/12/11

aprendemos uma canção de Natal em inglês....para cantar em família





Actividades de Natal


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This slideshow design created with Smilebox

a inclusão no pré-escolar e a importância da cooperação

os amigos ajudam o Rodrigo a brincar



O Rodrigo já consegue estar em pé muito tempo..uma vitória e uma alegria para todos







A atenção às diferenças individuais, seja qual for a sua origem, numa escola inclusiva, exige currículos abertos e flexíveis, capazes de responder às necessidades comuns ao conjunto da população escolar.


É necessário que haja diferenciação, adaptação e individualização curricular às necessidades e características de cada aluno, em especial dos alunos com NEE. Todos os alunos deverão ter os mesmos direitos e oportunidades, incluindo o direito à diferença e a uma educação adaptada às suas necessidades.

Os princípios básicos para a intervenção, fundamentam-se em detectar e intervir o mais cedo possível, ter  um optimismo razoável, baseando-nos nas capacidades e recursos que a criança tem, oferecendo-lhe situações e experiências que permitam o seu desenvolvimento.

Proporcionar um ensino individualizado, aceitar as diferenças,reconhecer o que a criança é capaz de fazer e respeitar o seu ritmo.

Em todo este processo é fundamental o desenvolvimento de um trabalho de cooperação entre os diferentes intervenientes no processo educativo.

09/12/11

"Nós gostamos é de brincar com os outros meninos e fazer coisas juntos"

"Nós gostamos é de brincar com os outros meninos e fazer coisas juntos" - Rita



A importância desta afirmação, alimenta, subsidia e impulsiona a consolidação de uma pedagogia da infância que leve em conta a capacidade de as crianças estabelecerem relações diversas na diversidade (de gênero, de classe social, de idade, de tamanho...), assim como de produzirem saberes e construírem culturas infantis próprias dos grupos infantis no convívio coletivo.

Foi ASSIM QUE NESTE DIA AS CRIANÇAS DOS DOIS GRUPOS VIVENCIARAM  MOMENTOS FELIZES ORA VEJAM...


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create a slideshow

05/12/11

O dia internacional das pessoas com deficiência- actividade na Unidade

O dia internacional das pessoas com deficiência é promovido pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de fomentar uma maior compreensão dos assuntos que dizem respeito à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. 
Pretende aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. Assembleia Geral da ONU em 1982.


Deficiência é um conceito definido pela Organização Mundial de Saúde e é usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatómica. 
A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, o termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e que promove o preconceito em vez do respeito ao valor integral da pessoa.
 
A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades. 
A Educação especial  tem sido uma das áreas em que se têm desenvolvido estudos científicos para melhor atender estas pessoas. No entanto, a educação regular passou a ocupar-se também do atendimento de pessoas com necessidades educativas especiais, o que inclui pessoas com deficiência, além das necessidades comportamentais, emocionais ou sociais.
 
Desde a Declaração de Salamanca, surgiu o termo necessidades educativas especiais, que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, este novo termo não se refere apenas à pessoa com deficiência, pois engloba toda e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, seja social, física, emocional ou familiar.




A atividade de hoje foi organizada pela equipa, também é relativa ao Natal.
Fomos ao espaço onde estão os nossos amigos e lá os  professores da Unidade explicaram como os meninos que frequentam a unidade podem comunicar mais facilmente utilizando um código e as novas tecnologias.
Foi também proposta uma actividade de expressão plástica - pintura de mãos - e um painel de natal. A educadora Luísa e a Professora Alda também colaboraram na actividade. Ora vejam...um bocadinho do nosso dia.