13/03/12

está chegar a primavera e já apetece disfrutar do nosso espaço exterior

aprendemos a beber água pela mangueira

Adicionar legenda
Brincar no exterior não é - contrariamente ao que se possa julgar -, uma actividade que implique obrigatoriamente a intervenção de uma bola.

Existem muitos jogos de exterior.Também cuidar da horta e aprender  algumas coisas que não temos oportunidade de fazer, como beber água por uma mangueira  e são muito divertidas ora vejam....o que fizemos esta semana  no olival e na horta

regamos a horta
observamos as plantas do campo e os formigueiros
fizemos jogos


fizemos yoga, cantamos e  lanchamos


Brincar ao ar livre ajuda as crianças a descobrir o mundo, a desenvolver a destreza física e ainda estimula as defesas naturais do organismo.
Há alguns anos era normal as crianças brincarem na rua. Dessa forma, exploravam as suas capacidades físicas e estabeleciam vínculos com a natureza e o seu meio social.
Actualmente, como é compreensível, a maioria dos pais, principalmente nos meios urbanos, não deixam que os seus filhos saiam sozinhos à rua com receio de que algo de mal lhes possa acontecer.

 

No entanto, é importante que os progenitores consigam ter, nem que seja apenas ao fim-de-semana, disponibilidade para actividades com as crianças ao ar livre, porque estar em espaços abertos compensa o tempo em que os miúdos passam fechados, em casa e na escola.
Essa diversidade de experiências, entre o agradável e o desagradável, o livre e o proibido, o espaço fechado e a liberdade, é necessária para ampliar a sua compreensão do mundo. Passar tempo ao ar livre é benéfico em qual­quer idade. Mesmo os bebês são visualmente estimulados pela diversidade de paisagens, actividades e pessoas. Em lugares fechados, as competências individuais das crianças acabam inferiorizadas, porque não põem à prova caracte­rísticas como resistência, destreza e velocidade.
Por fim, o sistema imunológico das crianças beneficiam de uma maior exposição solar, possibilitando-lhes um esti­lo de vida mais saudável e activo. Não esqueça que o sedentarismo é uma das principais causas de obesidade infantil, significativamente maior entre os miúdos que passam mais de quatro horas diárias ocupados frente à televisão ou a jo­gar consolas e jogos de computador.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que rico dia que tiveram ao ar livre :)
Aproveito para desejar à Educadora Fátima um dia muito feliz junto dos seus meninos e um grande beijinho de Parabens.

Beijinhos para todos.
Genoveva(Mãe da Beatriz Santos)

Anónimo disse...

Bom dia,
Que dia maravilhoso é tão bom brincar na rua.
Beijinhos para todos um especial para a Diana.
Ivone ( Mãe da Diana )