19/09/12

atividades no 3º dia - as regras

O Jardim-de-Infância tende a ser, cada vez mais, a primeira escolinha de uma criança. Só por isso a sua importância é enorme - os primeiros contatos são geralmente marcantes

A atitude para com o aprender, por exemplo, será certamente muito condicionada pela forma como a educadora de infância for capaz de reconhecer o que a criança já sabe e de organizar novas aprendizagens estimulantes e agradáveis. Mas a importância do jardim-de-infância é enorme também pelo que lá se pode e deve aprender. 

A criança dos três aos cinco anos é uma esponja que tudo absorve com imensa facilidade e rapidez. Mas é também um ser frágil e vulnerável às influências dos outros. Se um adulto significativo a amar, confiar nela, lhe souber transmitir confiança e expectativas elevadas, a criança cresce e desabrocha. Se, pelo contrário, a criança viver num ambiente desatento, com poucos estímulos ou comportamentos agressivos, ela tenderá a fechar-se, a defender-se, a secar. 

É no jardim-de-infância que a criança lida, frequentemente pela primeira vez, com crianças e adultos que não são da sua família e com que tem de aprender a estabelecer relações, a seduzir, a cativar. É no jardim-de-infância que a criança vai ter de aprender a partilhar com os outros o que é seu, a respeitar o que é de todos e a obedecer às primeiras regras. Como é no jardim-de-infância que adquire (ou consolida) hábitos de higiene, boas maneiras à mesa, ou a precaver-se de perigos.




Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free photo slideshow generated with Smilebox

Sem comentários: