13/04/13

Á volta da Primavera.....o que fizemos

A primavera (AO 1945: Primavera) é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal" e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal", no Hemisfério Norte, tem início em 21 de Março e termina em 21 de Junho. A "Primavera austral", no Hemisfério Sul, tem início a 22 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

Primavera.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo desta estação. Mas na do hemisfério norte, por ser maior a parte continental, as temperaturas costumam aumentar mais rapidamente.


APRENDEMOS UMA CANÇÃO  SOBRE OS PASSARINHOS
observamos o cartaz e falamos da primavera e das suas ações

FIZEMOS UMA  COMPOSIÇÃO  PARA PINTAR OS MUROS  NO DIA   DA FAMÍLIA


Inventamos novas canções


com bolinhas de papel crepe  fizemos umas lindas flores


na pintura criamos a nossa flor

recortamos das revistas lindos passarinhos e flores



vimos ao natural uma túlipa do jardim da Fátima

semeamos novas plantas

vimos no youtube alguns filmes sobre hortas




escrevemos a palavra hortelão e vimos que se pudia dizer também horticultor e fizemos um pictograma







                                                               HISTÓRIA

Todos os animais estavam muito zangados: os homens não paravam de destruir a floresta: cortavam árvores, deitavam lixo no chão, provocavam incêndios, poluíam os lagos e rios... Isto tinha de acabar!
Nessa tarde, os pássaros foram avisar todos os habitantes da floresta para comparecerem numa reunião a ter lugar nessa noite, junto ao lago.
As árvores foram as primeiras a aparecer, desajeitadas e com grandes passos ruidosos. Afinal só andavam muito de vez em quando.
Quando todos estavam já reunidos, o Lobo, que era o presidente, começou o seu discurso:
- Amigos, isto está impossível!! Eu sugeria que pedíssemos ajuda às crianças e todos juntos arranjássemos uma solução!!
- Apoiado!! – gritaram uns.
- Boa ideia!! – exclamaram outros.
Decidiu-se então que na manhã seguinte, seriam mais uma vez as aves a dar as notícias a todos os miúdos da aldeia.  Quando o Pedro acordou viu  um  pássaro que lhe disse:
- Tens que nos ajudar a salvar a Floresta.
O menino não sabia porquê. A ave explicou-lhe que os homens andavam a destruir a Floresta.
O Pedro disse que tinham que avisar os outros meninos. Tinham que ir às casas deles. À tarde, todos se reuniram junto ao lago. O Lobo foi o primeiro a falar:
- Estamos muito tristes. A nossa casa está quase destruída!! Que havemos de fazer?
O Pedro teve uma ideia:
- Vamos destruir as casas dos homens para ver se eles gostam.
Todos os habitantes da floresta concordaram. No dia seguinte, eles foram ao ataque. Claro que os homens não gostaram nada. Quando viram as suas  casas destruídas, perceberam que não deviam estragar a floresta. Pararam de cortar as árvores, de sujar o chão e os  rios e de destruir as casas dos animais.
         A partir desse dia, os homens, os animais e as árvores ficaram muito  contentes.

1 comentário:

Luisa Martins disse...

parece que a Primavera veio para ficar uns tempinhos......que bom!
As flores dos nossos filhotes estão bem giras....
Mas a sua túlipa é linda, linda.