13/04/13

O Nascimento DE TRIOPS- conhecimento do mundo - gosta de "bichos estranhos" no seu aquário. Agora imagine que essa criatura tenha 3 olhos e existe a 180 milhôes de anos, interessa? Conheça o Triops , uma criatura fantástica.

, uma criatura fantástica.


Triops, às vezes chamado de dinossauro girino, ou camarão escudo, são um pequeno grupo de crustáceos que estão no grupo Branchiopoda que são encontrados em água doce ou salobra. Às vezes, eles são vendidos como kits em lojas de brinquedos, são muitas vezes descrito como "fósseis vivos". 
Este nome é bem merecido, é uma espécie que sobreviveu praticamente inalterada por cerca de 300 milhões ano. Os mais antigos fósseis triops rementem ao período jurássico.
Os fósseis mais antigos datam de 200 milhões de anos a idade Triássico Superior. Havia triops nadando em poças de água quando os primeiros dinossauros caminharam sobre a Terra, e agora com 65 anos milhões de anos após o último dinossauro ter desaparecido, os Triops ainda estão aqui!
Enquanto milhões de espécies eram extintas, ou simplesmente deixavam de existir os triops continuavam do mesmo jeito, inalterados e sobrevivendo as diversas mudanças que aconteceram na terra. Prodígios biológicos de sobrevivência e adaptação, eles fizeram mais do que apenas sobreviver. Hoje, triops são encontrados em todos os continentes, exceto Anarctica e há pelo menos 15 espécies conhecidas.

A espécie mais comum de triops é o Triops longicaudatus (embora outras espécies são muitas vezes vendidos em sites de leilões on-line). Este é um animal com a cor dourada e, geralmente, cresce ligeiramente menor do que os demais e requer um uma temperatura mais quente para se viver. Os fosséis dessa espécie foram datados com 70 milhões de anos.
Um Triops Selvagem pode atingir até 11 centímetros de comprimento (não incluindo a cauda). Mas em aquários não ultrapassa os 8 centimetros de comprimento total.
Na natureza vivem em poças de água temporárias que geralmente ocorrem durante as chuvas sazonais ou inundações, lembrando um pouco a questão dos killifishs anuais.
Os ovos de triops podem durar anos secos e eclodirem após 24 horas.

Na sala 3 também estamos muito interessados em criar estes  animais
Já temos um aquário próprio para o efeito e aqui estão eles daquia 48h já temos novos habitantes








1 comentário:

Luisa Martins disse...

realmente os triops parecem ser uns animais fantásticos.....aqui por casa esses bichinhos são muito falados.
Um ser interessante,que desconhecíamos, e que a Laura fez questão de nos apresentar.