17/06/13

As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação Pré‐Escolar




DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉESCOLAR

As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação PréEscolar estão consagradas no Despacho nº 5220/97 de 4 de Agosto (Orientações Curriculares para a Educação PréEscolar) e no Ofício Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007, de 17 de Outubro da DGIDC (Gestão do Currículo na Educação Préescolar). As orientações contidas articulamse com o DecretoLei nº 241/2001 de 30 de Agosto (Perfil Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância), que refere (II, ponto 3, alínea c) que “o educador avalia, numa perspetiva formativa, a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos adotados, bem como o desenvolvimento e as aprendizagens de cada criança e do grupo”.
A avaliação na Educação Préescolar assume, pois, uma dimensão marcadamente formativa, desenvolvendose de uma forma global e continuada, através da recolha de informação pela observação sistemática e contínua da criança e do grupo. Para tal a Educadora utiliza técnicas e instrumentos de observação e registo diversificados, que possibilitam sistematizar e organizar a informação recolhida acompanhando a evolução das aprendizagens da criança, ao mesmo tempo que vai retirando elementos concretos para reflexão e adequação da prática educativa.
Esta dinâmica desenvolvese no sentido de adequar o processo educativo às necessidades da criança e do grupo potenciando a progressão das suas aprendizagens, tendo presente as Orientações Curriculares onde nomeadamente se refere:
-O desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis;
-O reconhecimento da criança como sujeito do processo educativo;
-A construção articulada do saber;
-A exigência de resposta a todas as crianças – pedagogia diferenciada.

Cada Educadora comunica aos pais e encarregados de educação o que as crianças sabem e são capazes de fazer, das aprendizagens mais significativas de cada criança realçando o seu percurso, evolução e progressos. Esta comunicação é feita ao longo do ano:
- Nos atendimentos aos pais e encarregados de educação.
- No final do 1.º e 2.º período, através de informação global escrita.
- No final do ano letivo através de informação global escrita (por áreas de conteúdo).

A informação escrita é entregue ao encarregado de educação e arquivada no processo individual que acompanha cada criança na continuidade para o 1º Ciclo.
Cada Educadora comunica também nas situações de transição aos educadores/professores através da ficha de informação global escrita (por áreas de conteúdo) as aprendizagens mais significativas de cada criança realçando o seu percurso, evolução e progressos.
A partilha da avaliação das crianças que transitam para o 1º ano, com a escola e em CONSELHO DE DOCENTES, é concretizada na reunião final.


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