16/09/13

Primeiro dia .....


O primeiro dia no Jardim-de-Infância  não é fácil nem para as crianças, nem para os pais. Por vezes aparecem as lágrimas, nas crianças de uma forma espontânea, nas mães de um modo contido, meio envergonhado ...
Para os Educadores também são momentos especiais, são momentos em que desejavam ter mais mãos e braços para acolher a todos. O papel dos educadores é receber as crianças com afecto.
A entrada tranquila no J I  ajuda a criança a relacionar-se melhor com o novo ambiente assim como a enfrentar algumas dificuldades que possam surgir.
É importante que os pais acompanhem e ajudem os filhos neste processo.
Nós educadores estamos cá para acompanhar as crianças no seu caminho, no seu desenvolvimento nas várias áreas de conteúdo... É no Jardim-de-infância que as crianças vão passar grande parte do seu tempo e é nosso objectivo que este se torne num espaço onde as crianças se sintam bem e onde gostem de estar.
 
A maior parte das crianças não têm qualquer problema de adaptação, ficam felizes. Outras choram um pouco na hora do adeus aos pais, mas depressa se calam e ficam bem.
É  importante as crianças não se sentirem abandonadas pelos seus pais. É aconselhável não mentir nem inventar desculpas e ser pontual na saída.
O diálogo, a troca de impressões com os educadores é fundamental para o sucesso.
 
NO PRIMEIRO DIA ....
 escolheram os cadernos e pastas

 exploramos os jogos




 brincamos na casinha

 observamos os amigos

Pela mão do pai ,da mãe, da avó as crianças foram entrando na sala do jardim com os olhinhos cheios de interrogações. 

Foram recebidas pelos antigos alunos que os conduziram à grande roda. Começou a rotina foram buscar livros e trocaram impressões com  os colegas.

 De volta a roda a educadora começou o dia com a canção do bom dia amigo em português e inglês e já aprendemos a dizer gosto de ti e gosto de todos em língua gestual.

 http://lingua-gestual-portuguesa.blogspot.pt/2011/05/como-se-diz-gosto-muito-de-ti.html
 site interessante


 Canção
Bom dia amigo , bom dia irmão basta um sorriso e cante esta
canção balão , balão 



                                           o grupo participou com muita alegria


Todos se apresentaram dizendo o nome a idade e o que gostavam mais de fazer... O Tomás começou a chorar mas depressa passou e ficou feliz ao longo do dia. Escolheram depois ir para o recreio brincar com os baldinhos. Ao almoço foram 5 estrelas a comidinha da D. glória é muito deliciosa...

 Mas no período da tarde ....


Depois de explorarem um pouco a sala e de encetarem a socialização com os adultos e as outras crianças, o grupo dividiu-se pelas áreas e vejam as primeiras fotos..

3 comentários:

maggiesnail disse...

Que bom!!!! imagens deliciosas que enchem o coração de mãe de tranquilidade!!! o meu super-herói João Pedro está feliz e confirmou que a comidinha da D.Glória é deliciosa!!! Abracinhos para todos da mãe Ana Margarida

Cátia Rafael (Mãe da Laura Santos) disse...

As fotos estão muito giras :) vê-se, pelo menos pela cara da minha Laura, que conheço tão bem, que está feliz e isso é o mais importante... bem que ela me disse que tinha usado um vestidinho de "França"... vamos ver se ela me consegue ensinar estas 2 frases em língua gestual e a canção nova...muitos beijinhos e continuem a estar felizes :)

Ana Motta disse...

Olá a todos sou Ana mãe do Rui,

O Rui está muito feliz no jardim de infãncia, ele gosta muito dos amiguinhos, da professora Fátima e da auxiliar Lena.
Estou feliz em saber que meu filho está em boas mãos.

Bjinhos a todos

Ana