A criança e a matemática
As
crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os
conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam
de uma série de
situações
envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço.
Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem a
contagem e operações para resolver problemas quotidianos, como conferir
figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir coisas
entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e
operar com ele etc
As
noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais etc.)
são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas
pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que
possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser
compartilhados. As crianças têm e podem ter várias experiências com o
universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer
relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e
localizar-se espacialmente.
Diversas
ações intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos, como
recitar a seu modo a sequencia numérica, fazer comparações entre
quantidades e entre notações numéricas e localizar-se espacialmente.
Essas ações ocorrem fundamentalmente no convívio social e no contato das
crianças com histórias, contos, músicas, jogos, brincadeiras etc.
Fazer
matemática é expor idéias próprias, escutar as dos outros, formular e
comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar,
argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados
de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam
para resolver problemas, entre outras coisas. Dessa forma as crianças
poderão tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento e não
apenas executoras de instruções. Portanto, o trabalho com a Matemática
pode contribuir para a formação de cidadãos autonomos, capazes de pensar
por conta própria, sabendo resolver problemas.
1 comentário:
Já noto uma diferença enorme na relação que a Laura tem com os números: já sabe ver preços, tem melhor noção das horas e das quantidades...
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