13/03/08

O Jardim de Infância e a Semana da Leitura

O LIVRO no jardim de infância
O convívio/contacto diário com o Livro,as suas histórias, as poesias, as lengas-lengas são alguns dos meios que o educador têm como recurso e que desenvolve competências nas crianças no Jardim de Infância que se revelam, mais tarde, importantes na capacidade de produzir e perceber textos narrativos, orais ou escritos.


O contacto com a escrita tem como instrumento fundamental o livro. As histórias lidas ou contadas pelo educador, recontadas e inventadas pelas crianças, de memória ou a partir da imagem, são um meio de abordar o texto narrativo que suscitam o desejo de aprender a ler.
Através dos livros as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética.
É através do livro que a criança sonha e exprime os seus sentimentos e emoções. A leitura diverte, comunica fantasias e faz recordar acontecimentos vividos.
Nesta semana e integrando um projecto da Biblioteca, ouvimos a história de Andersen.
" A Princesa e a Ervilha"

#O Livro que teve como base o nosso projecto#



Apartir do texto que retiramos da Internet,http://guida.querido.net/andersen/conto-01.html e depois fizemos projectos indivíduais e cada um ilustrou a sua história.


Figuras em pasta cerâmica


Com base de trabalho tinhamos quatro cartolinas que pensamos ilustrá-las com uma técnica mista- pintura e imagens em relevo feitas de pasta cerâmica branca, que cada um coloriu a seu belo gosto. Surgiu a figura da princesa, da rainha, das flores e outros elementos da história. Foi muito divertido.
No dia 10 de Março os colegas do 1º ciclo da Sala da Professora Aurélia leram umas lengas-lengas e umas histórias muito divertidas e também preparamos uma surpresa cantando a canção do " Coelho Alberto".

Sem comentários: