13/03/08

A Páscoa na Sala 3

#O Projecto da Páscoa #

Planeamos o processo educativo de acordo com as nossas intenções educativas, com o que sabemos do grupo e de cada criança e do seu contexto familiar e social.
Ora, aproximando-se uma época festiva que, sabemos nós, é bastante valorizada pelas famílias e pelas crianças e que envolve vários preparativos e rituais (religiosos ou não) e elementos simbólicos (coelhinho da Páscoa, ovos...), iremos fazer uma breve pausa nos nossos projectos para desenvolver algumas actividades no âmbito da festa da Páscoa.
Não dispomos de muito tempo (nas nossas opções educativas, preferimos planear e concretizar na acção situações de aprendizagem da Semana da Leitura) e temos que o gerir com a preparação do Dia do Pai. Com as propostas das crianças iremos planear, como sempre, tendo em conta as diferentes áreas de conteúdo e a sua articulação.

Falámos de Páscoa e logo as crianças falaram dos «Ovos , das galinhas que dão o ovo e do coelhinho da Páscoa» e do que poderíamos fazer.


Assim planeamos em grande grupo o que poderia ser feito. Coelhinhos, textos, canções, poesias, pesquisas na net..confecção de um bolo,pintar ovos,colagens com ovos, aprendem em inglês algumas palavras



Começamos por construir alguns enfeites. Entre um puzzle e um pompom feito pelos pais, cada criança pintou os ovos da Páscoa e picotou coelhinhos e decorou a caixa com lãs e papel frisado. também descobrimos na net um site http://www.crayola.com/, onde se poderia decorar um ovo com elementos decorativos entre outras actividades.


Recordamos a canção do Coelhinho Alberto e Doidas andam as galinhas.


Os coelhinhos feitos com cartolina e lã..estão lindos

Sem comentários: