23/04/09

Falar de Flores e a Revolução dos Cravos


                                                                 O DIA DA LIBERDADE

A Revolução dos Cravos

clicando aqui poderás ter acesso ao livro on-line 
pra ler em família



Afinal o que foi esta revolução????

Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, quem governou Portugal até esse dia foi Salazar e, logo a seguir, Marcelo Caetano. Foi a ditadura. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.

Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país: acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos. As pessoas gritavam «O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO».

Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional.


A Canção de Grândola Vila Morena cantada pelo Zeca Afonso foi o início desta revolução

e por isso estamos a aprender ...querem experimentar ora vejam e cantem ...

Também planeamos fazer muitos e muitos cravos para oferecer às nossas famílias para que todos os pequenos e os crescidos nunca se esqueçam deste maravilhoso dia.....

viva a liberdade!!!





Sem comentários: