06/06/09

Articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico


Articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico


De acorfo com as recomendações sobrw egstão do currículo no Pré-escolar, a articulação entre as várias etapas do percurso educativo implica uma sequencialidade progressiva,conferindo a cada etapa a função de completar, aprofundar e alargar a etapa anterior, numa perspectiva de continuidade e unidade global de educação/ensino.
Aos educadores de infância e professores do 1.º ciclo compete ter uma atitude proactiva na procura desta continuidade/sequencialidade, não deixando de afirmar a especificidade de cada etapa, porém criando condições para uma articulação co-construída escutando os pais, os profissionais, as crianças e as suas perspectivas.

A planificação conjunta da transição das crianças é condição determinante para o sucesso da sua integração na escolaridade obrigatória. Cabe ao educador, em conjunto com o professor do 1º CEB,proporcionar à criança uma situação de transição facilitadora da continuidade educativa. Esta transição envolve estratégias de articulação que passam não só pela valorização das aquisições feitas pela criança
no jardim de infância, como pela familiarização com as aprendizagens escolares formais.


Com as actividades desenvolvidas na articulação com o 1º ciclo as crianças vivenciaram e desenvolveram competências:

- Comunicando e partilhando mútuamente experiências ao nível da língua com os alunos e docentes do Pré-escolar e 1ºCiclo;

-Adquiriram novos saberes com os conteúdos e conhecimentos adquiridos ao nível da matemática da linguagem oral e escrita

- alargaram os seus saberes a outros domínios: nas expressões artísticas através da dramatização, da ilustração, da linguagem escrita no uso das novas tecnologias ( texto, apresentações e pesquisa)


Sem comentários: