Com as abelhas o homem poderá tirar exemplos para construir um mundo melhor. Com seu modelo de socialização, onde cada indivíduo possui uma função bem definida, executada sempre em benefício do bem-estar da colectividade, nos dá um belo exemplo de convivência.
As abelhas também nos fornecem um dos mais puros e ricos alimentos naturais, o mel, e contribuem decididamente no processo da polinização. Hoje, com o desenvolvimento da apicultura, as abelhas deixaram de ser vistas como insectos perigosos e agressivos.
O homem através de estudos passou a compreender o seu mundo e aprendeu a conviver com elas respeitando as suas características e particularidades.
As abelhas e a Polinização
Polinização é o transporte do pólen dos estames de uma flor até a parte feminina de outra; deste modo, obtêm-se as sementes que produzirão uma nova planta.
Em alguns casos, o pólen é transportado pelo vento, mas há plantas que dependem dos animais, especialmente insetos, para que ocorra a polinização.
As abelhas são um dos insetos polinizadores mais importantes, já que visitam muitas flores. Quando pousam sobre uma flor, seu corpo fica coberto de pólen e, ao visitar a flor seguinte, parte do pólen se desprende, polinizando a planta.
As abelhas são muito importantes para a agricultura. Muitas das plantas que cultivamos, e sobretudo as árvores frutíferas (a pereira, a macieira, etc.), dependem dos insectos para sua polinização.
A volta das abelhas tivemos a visita do pai do Tomás que gentilmente nos veio mostrar e dizer tudo o que sabia sobre abelhas
mostrou-nos uma colmeia ..vimos as abelhas obreiras, os zangãos e até algumas a nascerem
Conhecido desde a antigüidade, o mel durante muito tempo, o único produto doce usado pelo homem em sua alimentação, até ser substituído, gradualmente, por açucares refinados manufaturados, de qualidade incomparavelmente inferior, como os extraídos da cana-de-açúcar e da beterraba.
O mel é, na verdade o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. É ainda um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais. Além disso, o mel é dos poucos alimentos de reconhecida ação antibactericida, que contém em proporções equilibradas: fermento, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos.
Conhecem -se hoje mais de 300 diferentes tipos de colméia; que variam em função de adaptação climática, manejo, etc. Mas todas elas apresentam a mesma constituição básica: um fundo, ou assoalho, um ninho que é compartimento reservado ao desenvolvimento da família - a melgueira, compartimento onde é armazenado e mel, os quadros, nos quais são moldados os favos de mel ou de cria, e uma tampa, que reveste toda a colméia.
Todas estas peças - assoalho, ninho, melgueiras, quadros e tampa - são móveis- podem ser retiradas a qualquer momento o que facilita o trabalho de intervenção do apicultor. Outra vantagem: por móvel, este sistema permite que a colméia receba mais melgueiras na época de floradas abundantes- aumentando assim a produção de mel- e, por outro lado, seja reduzida nos períodos de escassez. Dada essa facilidade de modalidade, este tipo de colméia - o único utilizado pelos verdadeiros apicultores - é chamado de mobilista.
com as placas de cera ....vamos fazer velas
2 comentários:
No dia da visita do pai do Tomás,o Rodrigo chegou a casa e bem que falava de abelhas, do fumo para as afastar, do mel, que os ursos querem o mel, que faz bem à barriga, etc, etc. Imaginei que tivessem falado de abelhas na sala, mas não sabia que haviam tido uma experiência tão gira! Desde já agradeço ao pai do Tomás!
Depois, o Rodrigo quis rever o filme "Bee Movie - a Historia de um abelha" que tão bem nos mostra a importância da polinização nas nossas vidas (sem ela, não haveria frutos, flores, etc, o mundo ficaria muito "cinzento"...)
beijinhos a todos.
Fatima Miradouro
obrigada Fátima pelos seus comentários..as crianças adoram ouvir ler o que escreve...beijinhos e um obrigado também ao Pai do Tomás
Enviar um comentário