17/05/10

Dia Mundial das telecomunicações








O Dia Mundial das Telecomunicações

celebra todos os anos a fundação da União Internacional das Telecomunicações, há 132 anos atrás, no dia 17 de Maio de 1865 em Paris.

Este ano o Dia Mundial das Telecomunicações, 17 de Maio, é celebrado antecipadamente: no dia 16. As comemorações, subordinadas ao tema "Telecomunicações e Assistência Humanitária", terão lugar em Lisboa e contarão com a presença de personalidades destacadas ligadas ao sector das comunicações e à assistência humanitária em Portugal.


Na sala 3 este dia foi celebrado com uma conversa de grande grupo, onde pesquisamos o inventor do telefone Alexandre BELL e a sua representação gráfica.



aqui está alguma informação para ler em família....



O Telefone

O telefone é um meio de comunicação muito utilizado. Mas então qual a mente brilhante que se lembraria de inventar tal coisa? Vamos esclarecer algumas dessas dúvidas agora mesmo.
Quem inventou o telefone?
O famoso inventor do telefone é Alexandre Graham Bell.
Nascido em 1847, em Edimburgo, na Escócia e professor da universidade de Boston, Bell em 1876 apresentou ao mundo a sua maior invenção- o telefone. Inventou ainda outros instrumentos tais como a balança de indução. Bell foi também professor de surdos mudos. Em 1922 Alexander Graham Bell faleceu.
Como é constituído o telefone?
O telefone é constituído essencialmente por um microfone, um auscultador e uma unidade de marcação de dígitos. O microfone transforma as ondas sonoras em sinais electrónicos que são transmitidos para a rede telefónica. O auscultador realiza a operação inversa. O estabelecimento de uma chamada dá-se após a fade de sinalização, durante a qual existe um conjunto de procedimentos que permite estabelecer a ligação entre dois telefones.

O telefone conheceu um grande desenvolvimento com a chegada da era digital, resultante das pesquisas, por uma cada vez melhor qualidade nas telecomunicações.

1 comentário:

Mãe do Rodrigo disse...

Olá a todos!
Começaram mais uma semana, com um tema bem engraçado.
Rodrigo, gostei muito do teu desenho, está muito giro!

Já agora, deixo uma sugestão, que tirei do site www.educa.fc.up.pt, para experimentarem fazer um telefone.


Como Fazer um telefone

Questão-problema:

Como achas que o som se propaga?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Materiais:

o 2 copos de plástico ou papel
o Fio com 2 metros de comprimento
o Tesoura
o 2 clipes
o 1 pionese


Procedimento:

1. Faz um furo no fundo de cada um dos copos de plástico com o pionese.
2. Corta com a tesoura aproximadamente 20 cm de fio.
3. Faz passar o fio através do furo de um copo.
4. Ata o fio a um clipe para assegurar que o fio fica preso dentro do copo.
5. Repete os passos 3 e 4 para o outro copo.
6. Dá um dos copos a um colega.
7. Afastem-se um do outro esticando o fio.
8. Encosta a boca ao copo e fala enquanto que o teu colega encosta o ouvido ao outro copo.
9. Iniciem uma “conversação telefónica”!


Questões:


1. O que se passa se não esticarem o fio?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O que se passa se agarrarem o fio?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. O que achas que acontece no fio?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Divirtam-se e boa semana! Beijinhos.

Fátima Miradouro