29/09/12

a primeira sensibilização ao yoga na sala 3

O Yoga é reconhecido como uma prática ao alcance de todos, independentemente da idade, no entanto, cremos que é na infância que esta se deve iniciar para podermos aproveitar as potencialidades inerentes à própria criança. Na sociedade actual as crianças encontram-se sujeitas a uma estimulação excessiva própria da vida moderna, horários demasiado preenchidos, pressão e competição escolar, factores que contribuem para aumentar a ansiedade, dispersão, falta de atenção e concentração.

As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, apresentam um óptimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua ilimitada imaginação. As possibilidades tornam-se infinitas mas podem constituir problemas quando a energia se dispersa, o que nos alerta para o facto de orientar as crianças não as deixando ao acaso.

O Yoga Sámkhya dispõe de 13 Disciplinas Técnicas para o desenvolvimento total do ser humano. Com as crianças utilizamos 11 Disciplinas Técnicas aplicáveis a este grupo etário uma vez que ainda se encontram em crescimento e maturação (por exemplo, Ásana: posições psicobiofísicas, Pránáyáma: exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa, Dhyána: concentração e meditação pelo controlo de frequência das ondas mentais, Yoganidrá: técnicas de relaxamento físico, emocional e mental, Kriyá: tonificação e limpeza orgânica e Kírtana: domínio de sons extroversores e da Harmonia). 

Assim, dando resposta a todas estas dimensões da pessoa da criança, a abrangência do Yoga permite a transição para uma vida mais harmoniosa, mais agradável e em pleno exercício da cidadania, onde a competição é substituída pela colaboração, o stress pelo humor e o amor do poder pelo poder do amor.

1 comentário:

Luisa Martins disse...

Estas técnicas e exercícios são trazidos para casa e são boas formas de relaxamento ao fim de um dia muito cansativo.