17/09/12

O primeiro dia na sala 3

Por um lado, as crianças de jardim-de-infância (J.I.) são mais fáceis na adaptação, porque já têm outro entendimento e são capazes de perceber que o pai e a mãe têm que ganhar dinheiro e então eles têm de ficar na escolinha. Não quer dizer no entanto, que o seu filho não passe por um período de tristeza e que o note mais em baixo do que o normal. Ele foi para um sítio que não conhece ninguém, e algumas crianças têm dificuldades em fazer amigos, mas com o tempo ele há-de se integrar e querer ir para a escola para brincar com os outros.












Fale com a criança todos os dias sobre o que fez na escola e como correu. Se brincou com muitos amigos, e se quer brincar mais. Explique-lhe que vai aprender muitas coisas, e fazer muitas coisas novas, que tem muitas outras crianças para brincar; e que no final você vai lá estar sempre para o ir buscar e disponível para que ele fale consigo e lhe conte tudo.

É importante criar um laço de confiança com o seu filho, para que ele esteja à vontade para lhe dizer tudo o que aconteceu nesse dia. Não tenha medo de lhe mostrar que fica com saudades, também é importante que ele saiba que os pais sentem a sua falta, mas que esta é uma situação necessária.
A maior parte das crianças que chega ao J.I. já têm uma grande capacidade de entendimento, e é fácil explicar-lhes o porquê das coisas. Não hesite em lhe explicar tudo.



Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
Another scrapbooking design by Smilebox


As pessoas que o acolhem e passam o dia com ele, são profissionais qualificados e com formação, sabem o que fazer e porque o fazem. Não se preocupe, porque ele fica em boas mãos. Se tiver dúvidas ou não se sentir segura, não hesite em marcar um atendimento com a educadora e transmita-lhe como se sente. Ela é a melhor pessoa para a apaziguar e esclarecer qualquer dúvida que persista.
Por muito que custe, não prolongue a despedida além do tempo necessário. É mais difícil para a criança e para si, que notam a tristeza de ambas. Com o tempo será mais fácil.

1 comentário:

Luisa Martins disse...

Primeiro dia numa escola nova...amigos (adultos e crianças) novos.....
Como o coração de uma mãe fica apertado, a pensar como vai correr todo o dia.....
Ao ir buscar a Laura à escola, veio uma lágrima ao canto do olho (de alegria)ao vê-la e ansiosa por saber como tinha sido o primeiro dia e a minha filha responde-me: "Mãe, estou muito contente com esta escola...foi muito bom."
O aperto do coração desapareceu e a partir de agora vai ser sempre uma alegria ver a sua carinha de felicidade.