02/10/13

A Educação musical e a expressão plástica e o outono

A Educação Musical assume cada vez mais um papel importante no desenvolvimento da inteligência, da psico-motricidade e criatividade das Crianças. 



Incentivar as Crianças a cantar, a percutir, dançar, tocar instrumentos, explorar sons e ouvir diversos tipos de música, contribui para o desenvolvimento integral da Criança.
 
 
 
Ouvir músicas de estilos e idiomas diversos potencia a aprendizagem das línguas, leitura, raciocínio-lógico e apetência para as matemática.
 
 


As actividades no Jardim de Infância passam por várias áreas de conteúdo, ou seja, diferentes aprendizagens que passam pela realização de actividades variadas. As crianças aprendem mexendo, experimentando, descobrindo, AGINDO.
Assim, o desenho, a digitinta, a pintura, a estampagem, o recorte e colagem, são técnicas de expressão plástica a duas dimensões, empregues na Educação pré-escolar.

É através da expressão plástica que, com prazer, é desenvolvida a motricidade fina na criança. A par da utilização dos materiais,começa a tentar representar o que lhe vai na mente. Através desta expressão a educadora tem alguma percepção do desenvolvimento da criança. Dos 4 aos 5 anos o desenho infantil começa a apresentar a figura humana com mais detalhes.A expressão plástica pretende dar livre iniciativa à criança na "arte" de representar e comunicar.

 




Os desenhos e as pinturas não servem para as crianças estarem " entretidas" há todo um trabalho pedagógico implicito que faz a criança crescer e aprender numa perspectiva socioconstrutivista. Por isso, quando as crianças chegam a casa e dizem que pintaram uma árvore, além de terem pintado e experimentado técnicas e actividades diferentes e motivadoras é bem provável que por trás desta pintura esteja uma história sobre àrvores ( onde se trabalhou a linguagem, educação para o ambiente), uma canção ( onde se explorou a cadência, a linguagem, a matemática, a música etc.), uma dança onde se trabalhou a motricidade global ou um teatro onde se explorou a imaginação, a expressão dramática a linguagem etc. Por isso, mesmo que as crianças digam que apenas brincaram e pintaram na escola é certo que por trás dessa brincadeira esteja um manancial de aprendizagens...

2 comentários:

lu disse...

Finalmento consigo deixar um comentário :) adoro ver as fotos especialmente da minha Leonor Pereira, adoro ver tanta atividade.
E que ela está feliz então eu estou feliz, parabens á Fátima e Lena beijos

Cátia Rafael (Mãe da Laura Santos) disse...

Temos aqui um belo coro :) e na idade deles concordo que a "brincadeira" é a melhor forma de aprender :)