04/10/13

dia Mundial dos animais - falamos dos seus direitos

desenhos para imprimir   clica aqui




O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 04 de Outubro.
A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de Outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.
O Dia Mundial do Animal é celebrado em várias países, através de várias eventos e iniciativas.
Os principais objetivos da celebração do Dia Mundial do Animal são:
  • Sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
  • Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;
  • Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.

Tivemos a visita de uns amigos passarinhos.. o canário da Laura..os periquitos do David e o pintassilgo da Leonor.


Visionamos dois filmes do youtube e aprendemos a canção tradicional alentejana a pequenas pretas e brancas e ouvimos a história de uma noite barulhenta

                   Uma Noite Barulhenta

O Ratinho não conseguia dormir por causa de todos os barulhos estranhos que se ouviam de noite. O que seria aquele som a soprar? Quem estaria a bater na janela? E haveria mesmo um fantasma a chamar "tuuu, tuuu"? O Ratinho estava muito assustado. "Posso ir para a tua cama?" perguntava ele ao Ratão. Mas este sabia que seria melhor para o Ratinho aprender a dormir sozinho na sua cama e enfrentar os seus medos.

«Um conselho para os pais que são acordados pelos filhos a meio da noite: tenham sempre este livro na mesa de cabeceira!Irão de certeza reconhecer-se no Ratão que se levanta constantemente da cama para lidar com o uivar do vento, o esvoaçar dos ramos das árvores, o piar do mocho, a torneira a pingar... e até com o seu ressonar.Não irá apenas fazê-lo rir a si, como também ajudará a adormecer os pequeninos. É uma história linda e reconfortante, maravilhosamente contada, sempre com a mensagem de que "ouvir barulhos estranhos" e "sentir-se sozinho" são coisas bem diferentes - é nessas alturas que o papá estará sempre lá para ajudar. As ilustrações são também maravilhosas; Jane Chapman cria um mundo tão real que é difícil não acreditar que este não está mesmo lá por detrás da capa.

1 comentário:

Cátia Rafael (Mãe da Laura Santos) disse...

:) eu sou um "Ratão" e a Laura um "Ratinho"... é quase todas as noites...