05/11/13

Tarefa integradora à volta da história para ler em família- Maria Castanha

Na geometria aprendemos a fazer a saia da maria castanha apartir de um quadrado e descobrimos 4 triangulos
 

 Aprendemos a canção das CASTANHAS na música


 

                                         Aprendemos a canção das CASTANHAS na música

A prática de contar histórias desenvolveu-se bastante desde o fim do século passado até os nossos dias. Talvez seja porque os contos, mesmo que partindo de situações reais e concretas da vida infantil, estejam sempre envolvidos no maravilhoso, lidando com emoções que qualquer criança já viveu. fornece fugas necessárias, falando aos medos internos da criança, às suas ansiedades e ódios, ensinando‐lhe, por exemplo, sobre como vencer a rejeição(como em João e Maria), ou os conflitos edípicos com a mãe (como em Branca de Neve), ou a  rivalidade  com     os irmãos (como  em Cinderela).

 A       história     que     ouvimos       hoje     "        Maria        Castanha   "   também      está     cheia      de       emoçõe s     ,  sentimentos     e   atitudes     que      são           ao        longo    da     narrativa.







O  que fizemos a volta da história


pintamos e recortamos seis castanhas e aprendemos na matemática que seis são meia dúzia



colamos num triângulo e fizemos cartuchos


No conhecimento do mundo
Vimos um filme sobre o castanheiro




e falamos de como ele é importante

O castanheiro é uma árvore. Há castanheiros bravos e mansos.
Com a madeira dos castanheiros bravos fazem-se cestas que servem para transportar vários produtos. O castanheiro manso dá-nos a castanha e a madeira.
Quando os castanheiros estão doentes, os homens cortam-nos e aproveitam a lenha para fazer o lume.
Nesta zona de Portugal, que pertence ao concelho de Portalegre e ao Parque Natural da Serra de S. Mamede, ainda há alguns castanheiros mas o seu número tem vindo a diminuir de ano para ano, porque os castanheiros vão ficando doentes e velhos e poucas são as pessoas que os voltam a plantar.
Há imensas aves que fazem os ninhos nos castanheiros, como o Bufo Real, o Chapim Azul, o Chapim Real, a Coruja do Mato, o Estorninho Malhado, o Mocho Galego, o Pardal Comum, o Pardal Espanhol, o Pardal Francês, o Pica-Pau Malhado, o Pica-Pau Verde, a Poupa, a Trepadeira Azul e a Trepadeira Comum, por exemplo.
Como na região de Marvão há muitos castanheiros, há dezanove anos que se realiza a feira da castanha e a festa do castanheiro. Esta festa realiza-se no segundo fim de semana de Novembro.
Durante a feira vendem-se produtos agrícolas, de artesanato de várias regiões do país, vendem-se castanhas, vinho, há exposições, música e muitas coisas mais.
Um castanheiro adulto tem entre 25 a 35 metros de altura.
As folhas são pecioladas, compridas com cerca de 20 centímetros de altura, são rígidas e brilhantes e caem durante o Outono porque o castanheiro é uma árvore de folhas caducas.
Os castanheiros têm flores masculinas e femininas.
A polinização do castanheiro é efectuada por insectos.
Os frutos – castanhas – têm o pericarpo delgado, seco e lustroso, com cotilédones muito grandes. São feculentos e encontram-se de 3 a 1 em cada ouriço.
Em Portugal, centenas de milhares de castanheiros têm morrido devido a uma doença chamada « doença da tinta ».
A castanha foi, durante muitos anos o principal alimento das populações rurais das regiões montanhosas propícias à cultura do castanheiro. O seu consumo atingia proporções elevadas, principalmente durante o Inverno.
Era um produto alimentar muito apreciado. Com a castanha também se fabricava o pão. A castanha também se pode misturar com carne, leite e legumes.

Sem comentários: