29/11/13

(re) inventar o Natal

 
A resposta imediata, e respeitando todas as crenças religiosas, é que se celebra o nascimento do Menino Jesus.
É este o ponto de partida para a exploração do tema, utilizando livros adequados à idade das crianças do pré-escolar, contendo histórias que mencionem os valores do Natal.
Explicitando a história do nascimento, o educador pode integrar o presépio como uma das tradições natalícias, construindo as figuras que o compõem ou até dramatizando a história do nascimento do menino.
As histórias de Natal e as canções assumem, neste contexto, um papel fundamental para a interiorização do sentido do Natal, com a exploração de valores, de sentimentos importantes inerentes a esta época festiva, afastando, assim, a exagerada importância atribuída, atualmente, às prendas, ao Pai Natal e aos brinquedos.

Também a elaboração da lembrança de Natal por cada criança, para a família, contribui para reforçar valores de carinho e dedicação. Desta forma, poderemos reforçar que a magia dos presentes de Natal não se resume à quantidade de prendas, mas à partilha e aos laços de afeto e solidariedade entre todos.

Por isso mesmo, nunca será de mais propor a cada criança e à respetiva família que escolha, especialmente, um brinquedo para oferecer. Este ato em si implica, de imediato, a capacidade de a criança partilhar e de prescindir de algo que lhe é querido, reconhecendo que à sua volta há muitas outras crianças com vivências especiais, diferentes.

É, justamente, no Natal que se constata uma tendência especial para fomentar o espírito de solidariedade e responsabilidade social e nunca será demais incutir esses valores à criança, explicando-lhe o verdadeiro sentido do Natal.

Temos uma campanha este ano traga um brinquedo ou mais para oferecer....


É necessário fazer com que entendam que a compra de brinquedos caros não é o mais importante pois, em muitas situações, o encantamento é pontual e ilusório.
É fundamental que, no jardim de infância, os dias decorram com tranquilidade, magia e encanto ao som de músicas que se enquadram na forte carga emocional da época natalícia, e que, a partir deste espaço, as crianças levem até às suas famílias a verdadeira essência do Natal.
Não existe melhor época para avaliar o que realmente faríamos com o Natal se o reinventássemos…

Reinventar o Natal é um grande desafio!

                                                  Falamos da nossa Família e desenhamos





recortamos lindas estrelas





1 comentário:

Cátia Rafael (Mãe da Laura Santos) disse...

já estamos a tratar de separar os brinquedos :) fazemos isso o ano inteiro com a roupa que já não serve à Laura....