04/12/13

enfeites de natal

estamos a fazer uma árvore linda na nossa escola..ainda não está pronta

 No início de dezembro desempacotamos os enfeites de Natal e começamos a decorar nossas casas,as escolas...as salas de aula em homenagem a Jesus.
Enfeitamos a árvore com bolas coloridas, sinos, estrelas e anjos, as crianças armam o presépio com todo carinho, começamos a escrever e enviar os cartões e a pensar na preparação da ceia de Natal.
 
 Árvore, bolas, presentes, velas, o que significa tudo isto?


 Anjos: Foram eles que anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus. Os anjos lembram-nos que devemos anunciar Cristo a todos.





Estes são os Símbolos do Natal, veja aqui a origem e o que representa cada um deles:
 
- Anjos: Foram eles que anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus. Os anjos lembram-nos que devemos anunciar Cristo a todos.

- Árvore : O pinheirinho é usado como símbolo porque é uma árvore que nunca perde suas folhas verdes e sua vivacidade, mesmo nos paises onde há neve. Por isto a árvore é o símbolo da vida.
 
- As bolas coloridas: que adornam o pinheirinho representam nossas “boas ações”, as várias cores servem para simbolizar que elas devem ser muitas e variadas.
 
- Ceia de Natal: A refeição simboliza a reunião de todos e a conservação da vida material, através do alimento. A mesa deve ter uma vela ao centro simbolizando o Cristo que nos une em volta de si.
 
- Cartões de Natal: Quando desejamos “Feliz Natal” queremos dizer: desejamos que o nascimento de Jesus seja motivo de alegria para você.
 
- Estrela: A Bíblia nos diz que os Reis Magos se orientaram por uma estrela para encontrar Jesus Menino. Assim nós também devemos orientar nossos caminhos pelo brilho da estrela que representa o bem, o amor e a fé.
 
- COROA: É a coroa verde com fitas vermelhas e quatro velas. É usada nas quatro semanas do Advento, isto é nas quatro semanas que antecedem o Natal. Advento quer dizer chegada, tempo de preparação para a chegada do Natal.
 
- Presentes: Em nenhuma outra festa do ano a amizade se manifesta tão espontânea e tão universal. Tudo começou com os Reis Magos que presentearam Jesus com ouro incenso e mirra. A tradição da troca de presentes começou nesta época, hoje presenteando o próximo, é como se estivéssemos presenteando a Jesus.
 
- Presépio: O idealizador da montagem do presépio foi São Francisco de Assis que queria ver fixada na memória das pessoas a cena e ao ambiente onde Jesus nasceu.
 
- Velas: Simbolizam a pessoa de Cristo como a “Luz do Mundo”. Enfeitando a casa com velas acesas na noite de Natal, estaremos demonstrando que queremos a Luz em nossas vidas.
Agora vocês já sabem o que estão fazendo quando, por exemplo, arrumarem a mesa para a ceia de Natal ou quando colocarem uma estrela na árvore.

Aproveitem esta época quando a fraternidade e mais latente para refletir sobre o momento que nosso mundo passa.
O que vocês acham que precisa mudar? O que estamos fazendo para melhorar o mundo ao nosso redor? Estamos sendo justos e honestos para com o próximo? Vocês estão de acordo com as injustiças e corrupções anunciadas diariamente?
 
A época é propícia para reflexões, mudanças e acertos. Pensem nisto.

Desejos a todos um Natal de muita Paz.
Que o Ano Novo seja realmente novo, para ter a chance de ser também feliz!
 







1 comentário:

Cátia Rafael (Mãe da Laura Santos) disse...

Não sabia que as bolas simbolizavam as boas acções... sempre a aprender :)