Conhecimento do Mundo
“Os seres humanos desenvolvem-se e
aprendem em interacção com o mundo que os rodeia. A criança quando
inicia a educação pré-escolar já sabe muitas coisas sobre o “mundo”, já
construiu algumas ideias sobre as relações com os outros, o mundo
natural e construído pelo homem, como se usam e manipulam os objetos.
(…) Enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de
saber e compreender porquê. Curiosidade que é fomentada e alargada na
educação pré-escolar através de oportunidades de contactar com novas
situações simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do
mundo.” (Orientações Curriculares, 1997, pág. 19)
( http://4pilares.zi-yu.com)
Falamos do ciclo da água e
da importância e
da necessidade de poupar a água
Nesta área é inevitável a abordagem às ciências, desde geografia,
geologia, a física, meteorologia ou até mesmo história. Constrói ideias
prévias sobre as relações com os outros: sobre o mundo natural e
construído pelo homem; sobre como se usam e manipulam os objectos
(desenvolvimento do ser humano no mundo). A sensibilização às ciências
deve partir dos interesses da criança, do seu desejo de saber mais:
interrogação sobre a realidade, colocar problemas e procurar soluções
Utilizando as novas tecnologias
vimos um filme no Youtube
fizemos uma composição gráfica e um texto livre
Sem comentários:
Enviar um comentário