As histórias e canções que aprendemos....
Acerca de mim
12/12/09
10/12/09
Os Três Reis do Oriente - história para ler em família
Naquele tempo, na cidade de Kalash, o príncipe Zukarta instaurou o culto do bezerro de oiro.
A estátua poisava nas multidões submissas os seus olhos espantados, muito abertos, pintados de branco e de preto. No fundo das suas pupilas aflorava quase uma interrogação, como se a extensão do seu poder o surpreendesse. Era um jovem bezerro de pequenos cornos torcidos e pernas musculosas, de testa obtusa, curta e franzida. As suas quatro patas, firmemente poisadas na terra, davam uma grande impressão de firmeza e estabilidade que tranquilizava o coração dos seus fiéis. E em todo o seu corpo brilhava o oiro, oiro compacto, duro, pesado, faiscante.
Em frente do ídolo as mulheres curvadas sacudiam sobre o mármore claro dos degraus os sombrios cabelos quase azuis. Dos confins do deserto, dos longínquos oásis, das aldeias perdidas, chegavam homens que depunham em frente do altar a sua oferta: vinham oferecer oiro ao oiro. E os homens bons de Kalash, juízes e chefes guerreiros, desfilavam reverentes em frente do bezerro. Atrás deles vinham os comerciantes, os vendedores, os oleiros, os tecelões. Beijavam os degraus do altar e depunham no chão a sua oferta: traziam oiro ao oiro. Até os sacerdotes da Lua e os seus fiéis e acólitos se prostravam, de joelhos, com a cabeça tocando o solo, em frente do ídolo novo de Kalash.
Zukarta olhava todas estas coisas com grande alegria, pois o culto do oiro era o fundamento do seu poder.
se clicar no títulovai poder ler a história toda
boas leituras
09/12/09
Reunião convívio - Workshop: Centros de Natal
Vimos por este meio convidar todas as mães dos meninos da sala 3 a participarem numa actividade criativa. O desafio é construir um centro de mesa para a seia de Natal, ou para oferta.
Venha confratenizar connosco!!!
Surpresa: Traga uma caixa com se fosse um presente e lá dentro uma mensagem de natal ....
Data: 16 de Dezembro pelas 16.30
Material:
Deixamos a escolha dos materiais ao critério e gosto de cada participante.
Os materiais poderão ser:
Velas (a gosto quanto ao número, cor e tamanho)
Bolas ou outros enfeites de natal
Azevinho, pinheiro, ou outra verdura
Pinhas, bolotas, nozes, espigas, bagas vermelhas, paus de canela ou outros ramos, folhas de plátano, ...
Fitas, ráfia, corda
Laços
Pedrinhas
Materiais de reciclagem (cápsulas Nespresso...)
... e muita imaginação!!!!
08/12/09
01/12/09
Todos Juntos à volta do Natal
A Árvore de Natal e o Presépio
Para o presépio da EB1/JI fizemos uma vaca ora vejam..com cartão, capsulas de nespresso e tintas ...e com ajuda de todos
primeiro desenhamos a cara da vaca
a fase seguinte pintura sobre cartão
venham ver o presépio da escola está lindo....
planeamos fazer muito mais depois vamos falando por aqui....
beijinhos e abraços ..não só no Natal
à volta da Geometria e do Tangran
"Desde muito cedo, as crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e o raciocínio espacial. Ainda bebés, não só revelam curiosidade em “olhar” o espaço que as rodeia, como, também, interagem com ele, tentando, por exemplo, alcançar,
Maria de Fátima Mendes e Catarina Coutinho Delgado in Geometria textos de apoio aos educadores .
As crianças começam a desenvolver desde muito cedo as suas capacidades de visualização espacial. fazem isso quando observam e manipularemos objectos.
Estas experiências são fundamentais para, progressivamente, irem desenvolvendo as suas capacidades de percepcionar mudanças de posição, orientação e tamanho dos objectos, ao mesmo tempo que desenvolvem noções geométricas importantes tais como a congruência, a semelhança e a transformação de figuras.
Ler e desenhar mapas simples, descrever um objecto escondido, fazer uma construção com objectos a partir de uma representação e descrever essa representação
Efectuar dobragens e observar a forma obtida, criar “novas” figuras a partir de outras e descrever o que acabou de construir, são exemplos de actividades que promovem o desenvolvimento de capacidades de visualização.
Através das novas tecnologias de informação existem uma enorme quantidades de
recursos com os quais os educadores podem dispor para facilitar e motivar as aprendizagens nesta faixa etária
Depois de ouvirmos a história desenhamos a figura que gostamos mais ...
Vimos um tangran que temos na sala e dissemos que figuras geométricas eram necessárias para construir um tangran
são sete as figuras necessárias e em seguida pintamos um Tangran
que vai ser um nosso para podermos imaginar figuras com ele
FIzemos o Gato da Pincesa Xai e o Palácio em dobragem
e desenho livre
Já agora sabem a história do Tangran?

Diz “uma das lendas” que um jovem chinês, ao despedir-se do seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu:
- Com esse espelho, registarás tudo o que vires durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreendido, perguntou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu mostrar-lhe tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fez esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse:
- Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que vires durante a viagem.