12/12/09

à volta dos enfeites de Natal - as côroas





10/12/09

Os Três Reis do Oriente - história para ler em família

Gaspar

Naquele tempo, na cidade de Kalash, o príncipe Zukarta instaurou o culto do bezerro de oiro.

A estátua poisava nas multidões submissas os seus olhos espantados, muito abertos, pintados de branco e de preto. No fundo das suas pupilas aflorava quase uma interrogação, como se a extensão do seu poder o surpreendesse. Era um jovem bezerro de pequenos cornos torcidos e pernas musculosas, de testa obtusa, curta e franzida. As suas quatro patas, firmemente poisadas na terra, davam uma grande impressão de firmeza e estabilidade que tranquilizava o coração dos seus fiéis. E em todo o seu corpo brilhava o oiro, oiro compacto, duro, pesado, faiscante.

Em frente do ídolo as mulheres curvadas sacudiam sobre o mármore claro dos degraus os sombrios cabelos quase azuis. Dos confins do deserto, dos longínquos oásis, das aldeias perdidas, chegavam homens que depunham em frente do altar a sua oferta: vinham oferecer oiro ao oiro. E os homens bons de Kalash, juízes e chefes guerreiros, desfilavam reverentes em frente do bezerro. Atrás deles vinham os comerciantes, os vendedores, os oleiros, os tecelões. Beijavam os degraus do altar e depunham no chão a sua oferta: traziam oiro ao oiro. Até os sacerdotes da Lua e os seus fiéis e acólitos se prostravam, de joelhos, com a cabeça tocando o solo, em frente do ídolo novo de Kalash.




Zukarta olhava todas estas coisas com grande alegria, pois o culto do oiro era o fundamento do seu poder.

se clicar no títulovai poder ler a história toda

boas leituras

09/12/09

Arranjos de Natal

Reunião convívio - Workshop: Centros de Natal

Workshop: Centros de Natal

Vimos por este meio convidar todas as mães dos meninos da sala 3 a participarem numa actividade criativa. O desafio é construir um centro de mesa para a seia de Natal, ou para oferta.
Venha confratenizar connosco!!!

Surpresa: Traga uma caixa com se fosse um presente e lá dentro uma mensagem de natal ....

Data: 16 de Dezembro pelas 16.30

Material:

Deixamos a escolha dos materiais ao critério e gosto de cada participante.
Os materiais poderão ser:

Velas (a gosto quanto ao número, cor e tamanho)
Bolas ou outros enfeites de natal
Azevinho, pinheiro, ou outra verdura
Pinhas, bolotas, nozes, espigas, bagas vermelhas, paus de canela ou outros ramos, folhas de plátano, ...
Fitas, ráfia, corda
Laços
Pedrinhas
Materiais de reciclagem (cápsulas Nespresso...)

... e muita imaginação!!!!

01/12/09

Todos Juntos à volta do Natal




A Árvore de Natal e o Presépio



Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período. Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança. Na sala 3 esta tradição também não foi esquecida ..alguns já tinham feito a sua árvores de Natal...e fizemos textos... e em conjunto cad um iria participar com as sua ideias para construírmos a nossa árvore de Natal mas este ano com uma árvore a sério.. A Fátima trouxe uma árvore muito grande de casa e todos os meninos do jardim de infância vão decorá-la ... Com estrelas, mensagens, bolas, árvores de Natal... tudo feito por nós ....vai ficar linda...Mãos á obra....


O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.
Assim aprendemos a canção da estrelinha .... e a história do Nascimento do menino jesus e com muita atenção respondemos ao recordar da história.....e fizemos as figuras do presépio e carimbagem

Vamos pedir aos pais que colaborem na confecção do presépio da sala 3 com figuras feitas em casa..amanhã vamos levar a história do presépio para casa e tentar com os pais fazer o presépio mais bonito de Aires...

Para o presépio da EB1/JI fizemos uma vaca ora vejam..com cartão, capsulas de nespresso e tintas ...e com ajuda de todos
primeiro desenhamos a cara da vaca





a fase seguinte pintura sobre cartão


a Fátima cortou o corpo da vaca e depois colamos manchas de cartolinas e material reciclado que reutilizamos cápsulas de café nexpresso

venham ver o presépio da escola está lindo....

planeamos fazer muito mais depois vamos falando por aqui....

beijinhos e abraços ..não só no Natal

ORIGAMI e a Geometria

à volta da Geometria e do Tangran

Geometria no jardim-de-infância......
"Desde muito cedo, as crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e o raciocínio espacial. Ainda bebés, não só revelam curiosidade em “olhar” o espaço que as rodeia, como, também, interagem com ele, tentando, por exemplo, alcançar,





atirar e empurrar objectos. Durante estas experiências, vão processando ideias sobre as formas e o espaço. Estas ideias, ainda muito rudimentares, constituem já a base para o conhecimento geométrico e o raciocínio espacial que deverá ser desenvolvido ao longo dos anos seguintes"
Maria de Fátima Mendes e Catarina Coutinho Delgado in Geometria textos de apoio aos educadores .


As crianças começam a desenvolver desde muito cedo as suas capacidades de visualização espacial. fazem isso quando observam e manipularemos objectos.

Estas experiências são fundamentais para, progressivamente, irem desenvolvendo as suas capacidades de percepcionar mudanças de posição, orientação e tamanho dos objectos, ao mesmo tempo que desenvolvem noções geométricas importantes tais como a congruência, a semelhança e a transformação de figuras.


Ler e desenhar mapas simples, descrever um objecto escondido, fazer uma construção com objectos a partir de uma representação e descrever essa representação

Efectuar dobragens e observar a forma obtida, criar “novas” figuras a partir de outras e descrever o que acabou de construir, são exemplos de actividades que promovem o desenvolvimento de capacidades de visualização.

Através das novas tecnologias de informação existem uma enorme quantidades de

recursos com os quais os educadores podem dispor para facilitar e motivar as aprendizagens nesta faixa etária

Durante este projecto também recorremos á internet onde vimos animações sobre o tema e onde podemos saber mais acerca de uma história que fala da origem do Tangran

Depois de ouvirmos a história desenhamos a figura que gostamos mais ...



Vimos um tangran que temos na sala e dissemos que figuras geométricas eram necessárias para construir um tangran

são sete as figuras necessárias e em seguida pintamos um Tangran

que vai ser um nosso para podermos imaginar figuras com ele


FIzemos o Gato da Pincesa Xai e o Palácio em dobragem

e desenho livre



Já agora sabem a história do Tangran?

O Tangram é um antigo quebra-cabeças de origem chinesa.

Pouco se sabe acerca do inventor ou da origem do Tangram. Até a origem do nome é obscura. Na Ásia é chamado de “sete placas da sabedoria”. Na China dão-lhe o nome de “Ch’i ch’iao t’u” ou de “sete peças da astúcia”.


Diz “uma das lendas” que um jovem chinês, ao despedir-se do seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu:
- Com esse espelho, registarás tudo o que vires durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreendido, perguntou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu mostrar-lhe tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fez esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse:
- Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que vires durante a viagem.