17/09/12

aprendemos mimando a canção do Pautas


O primeiro dia na sala 3

Por um lado, as crianças de jardim-de-infância (J.I.) são mais fáceis na adaptação, porque já têm outro entendimento e são capazes de perceber que o pai e a mãe têm que ganhar dinheiro e então eles têm de ficar na escolinha. Não quer dizer no entanto, que o seu filho não passe por um período de tristeza e que o note mais em baixo do que o normal. Ele foi para um sítio que não conhece ninguém, e algumas crianças têm dificuldades em fazer amigos, mas com o tempo ele há-de se integrar e querer ir para a escola para brincar com os outros.












Fale com a criança todos os dias sobre o que fez na escola e como correu. Se brincou com muitos amigos, e se quer brincar mais. Explique-lhe que vai aprender muitas coisas, e fazer muitas coisas novas, que tem muitas outras crianças para brincar; e que no final você vai lá estar sempre para o ir buscar e disponível para que ele fale consigo e lhe conte tudo.

É importante criar um laço de confiança com o seu filho, para que ele esteja à vontade para lhe dizer tudo o que aconteceu nesse dia. Não tenha medo de lhe mostrar que fica com saudades, também é importante que ele saiba que os pais sentem a sua falta, mas que esta é uma situação necessária.
A maior parte das crianças que chega ao J.I. já têm uma grande capacidade de entendimento, e é fácil explicar-lhes o porquê das coisas. Não hesite em lhe explicar tudo.



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As pessoas que o acolhem e passam o dia com ele, são profissionais qualificados e com formação, sabem o que fazer e porque o fazem. Não se preocupe, porque ele fica em boas mãos. Se tiver dúvidas ou não se sentir segura, não hesite em marcar um atendimento com a educadora e transmita-lhe como se sente. Ela é a melhor pessoa para a apaziguar e esclarecer qualquer dúvida que persista.
Por muito que custe, não prolongue a despedida além do tempo necessário. É mais difícil para a criança e para si, que notam a tristeza de ambas. Com o tempo será mais fácil.

14/09/12

Os Pais ficaram a conhecer os objectivos da Educação Pré-escolar

Os Pais ficaram a conhecer os objectivos da Educação Pré-escolar
e o que vamos desenvolver na sala 3


Os objectivos gerais a nível pedagógico são enunciados na Lei Quadro
da Educação Pré- Escolar. Com este grupo irei adaptá-los às idades e
características das crianças. Assim, pretendo:
• Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com
base em experiências de vida democrática numa perspectiva de
educação para a cidadania;
• Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no
respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma
progressiva consciência como membro da sociedade;
• Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso á escola e
para o sucesso da aprendizagem;
• Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas
suas características individuais, incutindo comportamentos que
favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
• Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens
múltiplas como meio de relação, de informação, de sensibilização
estética e de compreensão do mundo;
• Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
• Proporcionar à criança ocasiões de bem estar e de segurança,
nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;

Tendo como base de trabalho as orientações curriculares para a
Educação Pré- Escolar apenas vou definir objectivos orientadores gerais
deixando os específicos para as planificações mensais.
Assim, e tendo em conta que essas orientações definem três áreas como
as principais áreas de conteúdo, especifico apenas a linha orientadora.
ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Num contexto de vida democrática em que as crianças participam,
contactam e aprendem a respeitar diferentes culturas.
COMPETÊNCIAS
• Educação para os valores;
• Educação multicultural;
• Educação para a cidadania;
• Educação estética;
• Independência;
• Partilha do poder;
• Desenvolvimento da identidade;
• Autonomia;
• Partilha;
• Vivência em grupo;
ACTIVIDADES/ESTRATÉGIAS
• Canções/ poesias/ histórias/ lengalengas;
• Brincadeira livre no
interior/exterior;
• Conversas em pequeno e grande
grupo;
• Jogos;
• Relação entre criança/criança e
criança/adulto;
• Mapa de tarefas;
Visitas de estudo/ Passeios;
ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
Tendo em vista a plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre
e solidário. Compreende três domínios diferentes, são eles:
a) Domínio das expressões (motora, dramática, plástica e
musical);

13/09/12

Boas vindas aos novos elementos da família da sala 3

O Jardim-de-infância vai ser efectivamente o primeiro ponto de encontro, de todos nós, mas além de um ideal, queremos um percurso e por isso queremos investir em momentos de verdadeira partilha com troca de experiências e saberes. e aqui vão algumas DICAS...........
para que a adaptação dos vossos filhos decorra da melhor forma, minimizando as dificuldades que todos vão sentir
Uma boa relação entre o jardim de infância e a família é muitas vezes o segredo do êxito da criança, da sua alegria e da sua segurança afetiva.
Fale sempre, ao seu filho, do Jardim de Infância de uma forma positiva, mostrando que está contente e que confia nos profissionais.
O diálogo com a educadora dos vossos filhos é fundamental. Comunique todos os factos que entenda serem importantes sobre o desenvolvimento do seu filho (no caderno ou por email e no atendimento).Comente as nossas postagens no nosso blog para acompanhar as actividades do seu educando.
 
Nos primeiros dias (e este período varia de criança para criança), não deixe o seu filho muitas horas no Jardim de infância. A adaptação deve ser gradual, começando, no inicio, por pouco tempo que vai sendo aumentado de acordo com o ritmo de cada um.
Cada educadora vai ter um horário de atendimento aos Pais. Combine com a respectiva educadora do seu (sua) filho(a) sempre que necessitar de conversar, mas não interrompa as actividades que estão a decorrer.
Um bom começo vale para a Vida...

Receção aos pais e alunos - Início de ano

Receção aos pais e alunos - Início de ano- 14 de Setembro de 2012

As frases foram retiradas do livro "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes", de Augusto Cury.



Para começar bem o ano escolar é de suma importância que os pais sejam envolvidos desde o início nas atividades da escola, não esquecendo jamais que eles são co-responsáveis pelo  sucesso do ano letivo.

Quem não gosta de ser bem recebido?


Pois é, ainda mais quando se quer cativar para uma parceria duradoura. Que tal um cartãozinho de boas vindas. 








31/08/12

Reunião de Pais - Sala 3 - 13 de Setembro - 15horas

Bem-vindos ao Jardim de Infância

Estimados Pais

Sejam muito bem-vindos à página da Internet do Jardim de Infância de Aires - Sala 3

Agradecemos desde já o Vosso Interesse na nossa escola. Teremos muito gosto em poder recebê-los brevemente.

Desde já, poderão encontrar mais informação pormenorizada sobre os nossos objetivos pedagógicos e as nossas abordagens neste blog.

Esperamos ter chamado a Vossa atenção para a nossa escola e estamos à disposição para uma reunião presencial no dia 13 de Setembro pelas 15horas. devem dirigir-se à sala 3 do Jardim de Infância. As listas serão afixadas brevemente. A receção aos alunos seráfeita no dia 14 de Setembro.