04/11/09

Vivenciamos o Outono....

O OUTONO ...





Abrangendo e cruzando as diferentes áreas de conteúdo desde a expressão oral e escrita até ao conhecimento do Mundo o que fizemos com esta temática?


Conversando sobre o Outono , vimos ouriços de castanha que a professora Teresa e os meninos da sua turma nos ofereceram


uma maravilhosa visita a nossa sala

Fomos observar as árvores que temos no recreio..as oliveiras, as amoreiras e os pinheiros e trouxemos azeitonas. Trouxemos bolotas e folhas e falamos sobre o sobreiro e fomos ver o que temos à entrada da escola, aprendemos que as árvores são muito úteis na natureza e o sobreiro ...a sua casca é a cortiça e que serve para fazer muita coisa.


A Joana trouxe objectos feitos da casca do sobreiro ou seja de cortiça para todos vermos...uma mala, um suporte de tachos e uma régua.


No dia seguinte com as rolhas que tinhamos trazido de casa fizemos lindos sobreiros utilizando a técnica da carimbagem.


Ouvimos uma história e fizemos uma poesia: " A árvore generosa" Registámos o que
aprendemos fizemos lindos desenhos, colagens e recortes de folhas para decorar a nossa sala



Pedimos aos Pais que fizessem um trabalho em família e surgiram lindas produções

Aprendemos a dizer árvore em inglês e decoramos para o nosso dicionário....cantamos e dançamos lindas canções e a escrever e identificar em português a palavra árvores



2 comentários:

Anónimo disse...

Fantastico,
com um tema "Outono" trabalharam quase todas as áreas existentes desde conhecimentos gerais a contactos directos, intercambio escolar (Prof. Teresa, na minha opinião mais uma grande mulher que nasceu para o que faz), contacto directo com a maravilhosa biodivercidade existente na nossa escola e área involvente, conhecimentos linguisticos,desenvolvimento da criatividade e trabalho conjunto com os pais. Realmente os nossos filhos quando estão nesta sala,sabemos que além de brincarem muito,aprendem e desenvolvem conhecimentos gerais, tornam-se autononos e criativos.
A Fátima ainda nos ajuda no trabalho de casa, encinando o respeito pelas pessoas e pelo planeta,educação que se traduz apenas numa frase...."ama o proximo, como a ti mesmo...".

Pais não deixem nunca de participar nas actividades dos vossos filhos. Eles alem de contentes, ganharam confiança, porque se sentem amados, e nós.......reaprendemos a brincar e a rir á gargalhada.

Meninos, os vossos trabalhos são deliciosos. Brinquem, mas brinquem mesmo muito, saltem, pulem e soltem grandes gargalhadas, mas..... lembrem-se que temos que obedecer e respeitar as regras que a Fátima e os pais nos ensinam.Há um tempo para rir,um tempo para brincar e um tempo que é muito importante... aprender e respeitar...... só assim voçes vão ser uns GRANDES HOMENS e MULHERES.

Se a Fátima me permitir qualquer dia vou fazer-vos uma surpresa mais o Dinis.

Por mais que eu queira, não consigo deixar de vir aqui todos os dias, é o meu momento "ZEN". Tenho tantas saudades. Pais aproveitem bastante este ano.

Beijinhos a todos os meninos, á Fátima e á auxiliar (desculpem mas não sei o nome dela) da Mãe do Dinis Colaço (aluno que teve o previlegio de estar nesta sala 3 anos)

Unknown disse...

Obrigada pelas sempre afectuosas palavras..os meninos da sala 3 e a educadora Fátima e a Auxiliar Zarita agradecem ...o apoio que t<~rm dado ao nosso trabalho...e sempre que quiserem sabe que a famíla Colaço e todos que tive o privilégio de caminhar comigo nesta estrada de partilha que é a educação pré-escolar t~em sempre as portas abertas.

beijinhos e abraços